Para quem não esteve envolvido na indústria das moedas virtuais, e na vertiginosa subida da Bitcoin… O ‘crash’ foi a melhor notícia que podia ter ouvido! Afinal de contas, significou o fim das placas gráfica com preços obscenos (Mais ou menos…).
No entanto, para a NVIDIA foi um autêntico pesadelo, visto que este ‘crash’ começou a descida para o inferno que é a bolsa de valores! As acções da NVIDIA já perderam quase metade do seu valor, e um dos seus maiores investidores, Softbank, quer sair o quanto antes do barco.
Acções da NVIDIA – Desde que chegou ao seu valor máximo de 289.36 no dia 1 de Outubro, eis que as acções já perderam 48.8%, ficando agora abaixo dos 149$
Os primeiros sinais desta descida apareceram há algumas semanas, quando as acções da empresa chegaram ao seu ponto mais baixo desde de Julho de 2017… Ao mesmo tempo que a Bitcoin continuava a sua descida épica, encontrando-se nos 3755$. (Uma Bitcoin vale agora 3365$.)
A NVIDIA até já admitiu que falhou em prever o declínio do mercado de mining! Que no fundo, era um dos maiores contribuidores para os recordes trimestrais da empresa.
Falha que ainda está a ter o seu peso nos armazéns da empresa, visto que existem muitos milhares de placas gráficas GTX 1060 à espera nas prateleiras, a ganhar pó… O que infelizmente, está atrasar o lançamento da nova placa de gama média, baseada na arquitetura Turing, a RTX 2060.
No entanto, os problemas da NVIDIA não ficam por aqui!
A NVIDIA está a enfrentar nova competição noutros segmentos de mercado, e claro… A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China estão também a ter o seu impacto nas contas.
Afinal de contas, segundo o ‘The Wall Street Journal’, mais de 20% dos 9.7 mil milhões de receitas do ano passado, veio da China!
Posteriormente, temos ainda as novas GeForce RTX que acabaram por impressionar pelas razões erradas… Pelo preço, e pelas falhas no controlo de qualidade. Isto já para não falar, que não existem muitos jogos com suporte à muito badalada tecnologia ‘Ray Tracing’ no mercado.
As coisas podem piorar ainda mais num futuro bem próximo…
A Bloomberg já veio dizer publicamente, que o ‘Softbank Group’, o quarto maior accionista da NVIDIA. Está a considerar vender todas as acções já no próximo ano.
Decisão tomada, devido à tremenda queda que se tem vindo a verificar, semana após semana.