Caso não saiba, a Intel está neste momento a preparar o lançamento de uma nova gama de processadores para a segunda metade do ano, que deverá ser acompanhada por um novo socket. Sim, o LGA 1200 vai durar pouco tempo, visto que vai dar o seu lugar ao socket LGA 1700, isto ainda durante o ano de 2021.
O que claro está, significa que todos os coolers agora compatíveis com as várias plataformas Intel vão deixar de suportar os processadores Core i3/i5/i7/i9. Isto a não ser que as fabricantes destes coolers avancem com um adaptador. O que poderá acabar por não ser uma grande solução, visto que os novos processadores vão deixar de ser quadrados para passarem a ser retangulares.
Os novos processadores Intel (Core 12000) vão obrigar à troca de coolers!
Portanto, com a chegada da nova plataforma LGA 1700, que deverá ser o ponto de partida para a retoma da Intel. (Vamos ter suporte a memória DDR5 e ainda suporte ao standard PCIe 5.0!). Vamos ter uma grande renovação no mundo dos coolers para processadores.
Afinal de contas, além do novo socket ser baixo baixo (~1mm), e dos furos estarem em sítios diferentes, os novos processadores vão ser agora retangulares (35.5×45.0mm) em vez de quadrados. O que muito provavelmente se deve à adoção do design big.LITTLE, visto que vamos ter mais que um tipo de núcleo dentro do mesmo processador.
Quanto à inclusão do cooler na caixa, parece que a Intel vai optar pela mesma estratégia que tem agora no mercado. Ou seja, os modelos mais apetrechados (TDP acima dos 65W) precisam de uma solução melhor, e por isso, não incluem cooler dentro da caixa.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Sabia de tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!