Sabe o que acontece se conduzir um carro sem óleo no motor?

Se conduz regularmente, é provável que saiba que é importante verificar o óleo do seu motor e mudá-lo regularmente. Isto é tão verdade para os carros pequenos como para os camiões pesados ou para os carros de corrida de alta potência. Dito isto sabe o que acontece se conduzir um carro sem óleo no motor?

Sabe o que acontece se conduzir um carro sem óleo no motor?

O óleo é vital para lubrificar uma série de peças complexas e mantém o motor a funcionar sem problemas. Essas peças vão mover-se quando o motor está ligado, independentemente de estarem ou não revestidas de óleo. Mas não quer mesmo deixar que isso aconteça.

Mas só porque funciona não quer dizer que deva continuar a conduzir!

Portanto, a um nível muito técnico um motor funcionará de facto sem óleo. Mas, nunca faça uma coisa dessas, nem mesmo como teste ou “brincadeira”.

carro sem óleo

Sem óleo, as peças intrincadas (e metálicas) vão esfregar-se e raspar umas nas outras. Muitas vezes, a 50 rotações por segundo ou mais. A quantidade de fricção que isto pode criar vai começar a desgastar estas peças móveis muito rapidamente. Pense nisto como um aceleramento de décadas de desgaste do motor, sem manutenção, no espaço de alguns minutos.

A imensa quantidade de esforço também irá inevitavelmente fazer com que lascas e outros pedaços de metal se soltem. Isto começará a danificar ainda mais o motor à medida que raspam e moem a maquinaria. Mesmo que não aconteça nada de extremo, vai acabar com peças danificadas. Na segunda melhor das hipóteses, vai acabar com lascas de metal a flutuar. Na pior das hipóteses, isto pode provocar fumo, fogo, ambos ou mesmo uma explosão interna.

Ou seja, nunca mas nunca deve conduzir um carro se o óleo não estiver no nível certo. É que caso contrário poderá ter grandes problemas e reparações muito caras.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados