Novas lentes de contacto têm bateria que carrega com lágrimas

As lentes de contacto inteligentes podem ter dado um passo mais próximo de se tornarem realidade com a invenção de uma bateria muito fina com uma forma muito invulgar de recarga. A bateria tem apenas 0,2 mm de espessura, ou seja, o dobro da largura de um fio de cabelo, pelo que cabe dentro de uma lente de contacto normal que mede cerca de 0,5 mm de espessura. O perfil fino significa que as lentes de contacto não irão interferir com o conforto ou a adaptação, e terá a capacidade de recarregar usando as suas lágrimas.

Novas lentes de contacto têm bateria que carrega com lágrimas

A bateria é o trabalho de Lee Seok Woo, um cientista e professor associado da Escola de Engenharia Eléctrica e Eletrónica da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, que aparentemente se inspirou para iniciar o projeto nas lentes de contacto inteligentes imaginadas no filme Missão: Impossível de 2011.

Mas não é apenas uma célula de bateria incrivelmente fina que captou a nossa atenção. É a forma como se alimenta e recarrega que nos deixa devidamente entusiasmados. Lee disse à CNBC que a bateria se alimenta por uma “solução salina biocompatível”. Isto em vez de ser uma célula de iões de lítio como as que existem nos telemóveis e nos smartwatches. É que isso não seria seguro para um produto como uma lente de contacto. Embora a bateria possa ser recarregada com fios, tal como as baterias normais, um revestimento de glucose à volta da lente reage quando esta é mergulhada numa solução salina, fazendo com que se carregue. Qualquer pessoa que use lentes de contacto já estará familiarizada com o processo de armazenamento das lentes desta forma. Como tal parece que um método semelhante poderá ser utilizado para carregar também as futuras versões inteligentes.

Recarregadas pelas suas lágrimas

Mas esta não é a única forma de carregar as lentes. Assim Lee diz que também se podem carregar enquanto estão no seu olho. Tudo devido ao facto de as nossas lágrimas conterem glucose. É isso mesmo, quanto mais chorar, mais a bateria das suas lentes de contacto inteligentes se irá recarregar. Isto irá certamente dar origem a uma campanha publicitária interessante quando chegar a altura do lançamento. No entanto, não espere que a bateria esteja a alimentar qualquer lente de contacto em breve. De momento, a bateria é um trabalho em curso e dura apenas algumas horas com um único carregamento. E a sua potência não é suficiente para manter uma ligação sem fios ou alimentar qualquer armazenamento integrado, algo essencial para os óculos inteligentes.

O desenvolvimento de uma bateria minúscula e super fina é mais um passo em frente na tentativa de criar um par de lentes de contacto inteligentes. Há muitos anos que vemos e ouvimos falar de tecnologia de lentes de contacto inteligentes.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados