Não volte a comprar auriculares sem conhecer esta diferença!

Quando chega a altura de comprar auriculares há várias coisas a que tem de dar atenção. Isto para não acabar por comprar gato por lebre. Considerando que há vários termos técnicos e estratégias de marketing quando se trata de vender auriculares há duas coias que não pode mesmo confundir: cancelamento e isolamento de ruído. É que embora pareçam semelhantes por fazerem a mesma coisa na realidade são bem diferentes. Assim não compre auriculares sem saber esta grande diferença!

Não volte a comprar auriculares sem conhecer esta diferença!

De facto, os termos que referi acima acabam por fazer quase a mesma coisa. Ou seja, permite-nos ouvir música ou outra coisa qualquer sem grandes interferências. Ainda assim são bem diferentes. O cancelamento de ruído, também chamado “cancelamento ativo de ruído” ou ANC, é um processo electrónico que utiliza ondas sonoras para reduzir ativamente o ruído ambiental indesejado. Os auscultadores com cancelamento de ruído fazem-no através da amostragem do ruído externo com o seu microfone incorporado.

Cancelamento e isolamento de ruído não é o mesmo!

Esta é normalmente uma característica premium e marcas de áudio de topo como a Bose, Sony e Apple apostam nesta tecnologia.

Por outro lado, o isolamento de ruído, por vezes chamado “cancelamento passivo de ruído”, utiliza uma borracha apertada dentro ou à volta dos seus ouvidos para bloquear o ruído ambiental. Os fabricantes conseguem isto através de alguns ajustes no design, tais como a forma dos auscultadores, os materiais, e o ajuste à forma do seu ouvido.

Por exemplo, os auscultadores intra-auriculares com pontas de silicone como os Apple AirPods Pro tendem a bloquear algum ruído, mesmo quando não está a reproduzir nenhum áudio. Em contraste, os auriculares sem pontas como os AirPods normais da Apple oferecem muito pouco isolamento de ruído.

Normalmente, estas duas tecnologias funcionam em conjunto. Embora certos designs de auscultadores, tais como auscultadores com pontas de silicone ou os mais tradicionais com almofadas grossas possam muitas vezes bloquear a maior parte do ruído, ainda conseguimos ouvir algum. É aqui que o cancelamento cativo do ruído tende a ser útil, especialmente se estiver a ouvir algo que não é particularmente alto, como um podcast.

Quais escolher?

Isto tudo começa pelas suas preferências pessoais. Se gosta de auscultadores que não têm pontas, então provavelmente deve limitar o seu uso à sua própria casa. Estes designs não só oferecem pouco ou nenhum isolamento acústico, como também tendem a emitir excessivamente som para o mundo exterior.

Por outro lado os auscultadores com cancelamento de ruído são a melhor opção para ambientes movimentados e ruidosos como aviões, cafés e escolas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também