Processadores Coffee Lake funcionam no velho chipset Z170


Por em

A Intel lançou a sua linha de processadores Coffee Lake há alguns meses, obrigando muitos a comprar uma nova board com chipset Z370.

Mas agora, um “modder” conseguiu fazer boot a um processador Coffee Lake, o Intel Core i3-8350K numa antiga motherboard Z170. É que nem sequer foi no chipset da geração passada Z270… Foi com o chipset da sexta geração Intel Core, lançado em 2015.

É normal a Intel lançar novos chipsets em cada nova geração de CPUs, mas é comum a empresa oferecer alguma forma de compatibilidade entre gerações.

O predecessor da oitava geração Coffee Lake, Kaby Lake precisava de uma board Z270 para ter todas as suas funcionalidades, mas era na mesma possível usar boards Z170.

Coffee Lake Z170 Z270
Imagem da BIOS depois de um boot bem sucedido

Decisão da Intel

A decisão de confinar o socket Coffee Lake-S LGA1151 para um novo chipset, foi em parte devido a mudanças no sistema de energia, que fez com que a compatibilidade entre gerações fosse impossível… segundo a Intel.

Já tínhamos falado disto aqui, altura em que Andrew Wu da Asus, disse que a Intel decidiu desactivar o suporte CFL-S para as boards Z170 e Z270, mas a nova linha de processadores podia facilmente ser suportada por estas boards.

Tese confirmada agora, depois do “mod” na Z170A Xpower Titanium da MSI que a fez suportar o novo i3-8350K, devido a mudanças na BIOS e no microcode.

Coffee Lake Z170 Z270
CPU-Z já dentro do Windows confirmando que o “Mod” funciona

É especulado que com este mesmo setup, seria possível fazer o mesmo com o topo de gama, i7-8700K.

Esta modificação está longe de perfeita, visto que o iGPU não funciona, e a entrada PCI-Express primária também não funciona.

Mas a verdade é que isto prova que afinal a Intel “enganou” os seus consumidores, e afinal os Coffee Lake poderiam mesmo funcionar nas boards que já existiam em casas de muitos consumidores.

Se estes problemas forem corrigidos, e replicados em mais modelos com estes chipsets, então a Intel terá de responder a várias questões complicadas.

Fonte: Kitguru

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.