Inicio outros Processadores Coffee Lake funcionam no velho chipset Z170

Processadores Coffee Lake funcionam no velho chipset Z170

A Intel lançou a sua linha de processadores Coffee Lake há alguns meses, obrigando muitos a comprar uma nova board com chipset Z370.

Mas agora, um “modder” conseguiu fazer boot a um processador Coffee Lake, o Intel Core i3-8350K numa antiga motherboard Z170. É que nem sequer foi no chipset da geração passada Z270… Foi com o chipset da sexta geração Intel Core, lançado em 2015.

É normal a Intel lançar novos chipsets em cada nova geração de CPUs, mas é comum a empresa oferecer alguma forma de compatibilidade entre gerações.

O predecessor da oitava geração Coffee Lake, Kaby Lake precisava de uma board Z270 para ter todas as suas funcionalidades, mas era na mesma possível usar boards Z170.

Coffee Lake
Imagem da BIOS depois de um boot bem sucedido

Decisão da Intel

A decisão de confinar o socket Coffee Lake-S LGA1151 para um novo chipset, foi em parte devido a mudanças no sistema de energia, que fez com que a compatibilidade entre gerações fosse impossível… segundo a Intel.

Já tínhamos falado disto aqui, altura em que Andrew Wu da Asus, disse que a Intel decidiu desactivar o suporte CFL-S para as boards Z170 e Z270, mas a nova linha de processadores podia facilmente ser suportada por estas boards.

Tese confirmada agora, depois do “mod” na Z170A Xpower Titanium da MSI que a fez suportar o novo i3-8350K, devido a mudanças na BIOS e no microcode.

Coffee Lake
CPU-Z já dentro do Windows confirmando que o “Mod” funciona

É especulado que com este mesmo setup, seria possível fazer o mesmo com o topo de gama, i7-8700K.

Esta modificação está longe de perfeita, visto que o iGPU não funciona, e a entrada PCI-Express primária também não funciona.

Mas a verdade é que isto prova que afinal a Intel “enganou” os seus consumidores, e afinal os Coffee Lake poderiam mesmo funcionar nas boards que já existiam em casas de muitos consumidores.

Se estes problemas forem corrigidos, e replicados em mais modelos com estes chipsets, então a Intel terá de responder a várias questões complicadas.

Fonte: Kitguru Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

GTA VI poderá mesmo ser lançado em 2023! Mas porquê?

GTA VI é claramente um dos jogos mais esperados de todos os tempos. Afinal de contas, GTA V chegou ao mercado há praticamente 7...

Super Mario 64: já pode instalar num smartphone Android!

O Super Mario 3D All-Stars chegou e dá-nos acesso aos primeiros três jogos de plataformas da série. Dito isto, levamos para casa o Super...

(Última Hora) Salvação da Huawei pode ser a AMD!?

As coisas não estão mesmo nada fáceis para a Huawei, com a gigante Chinesa a ficar sem alternativas para se manter como uma das...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...

É oficial! Já sabemos quem é o novo grande vilão da Marvel!

Depois do último grande filme da Marvel (Avengers: Endgame), é preciso encontrar novos atores para os vários papéis que foram deixados 'vazios'. Afinal de...