Cinco truques para aproveitar ao máximo no Google Maps

Google Maps

O Google Maps é uma das aplicações mais úteis para quem está perdido, a pé ou de carro e quer obter rapidamente orientações. No entanto o Maps faz muito mais do que isso e existem algumas opções que são disponibilizadas por esta aplicação da Google que muitos utilizadores não conhecem. Nas próximas linhas vamos falar de quatro opções muito interessantes.

Utilizar o Google Maps sem gastar dados

Há muito tempo que o Google Maps tem funcionalidades offline, mas nem todos repararam nisso. A navegação offline do Google Maps, é basicamente o download de certas rotas ou mapas no conforto do nosso lar, antes de começarmos a viagem.

Vamos imaginar que quero fazer o download da rota para a muy nobre Faculdade de Ciências da Faculdade de Lisboa.

Google Maps offline sem dados GPS Google Maps sem gastar dados
Os 3 simples passos para fazer download de uma rota
  • Insiro a faculdade na barra de pesquisa.
  • Carrego no nome da Faculdade em cima da classificação.
  • De seguida carrego nos 3 pontos no canto superior direito(…).
  • E já está, aparece logo como primeira opção “Transferir mapa offline”.

E se quiser mais que uma rota, como faço download de um mapa ?

Muito simples, precisa de fazer apenas 3 passos como nas rotas

  • Vou ao Menu principal – as 3 barras horizontais no canto superior esquerdo
  • Escolho “Mapas offline”
  • Em cima, ficam os nossos mapas em memória, para fazer um novo, escolho “Personalizar mapa”
  • Depois é só escolher a zona que queremos que fique disponível offline, quanto maior a zona, mais espaço irá ocupar, por isso tenha cuidado

Partilhar a viagem com amigos no Google Maps

Partilhar a viagem com os nossos amigos e família é muito fácil. Basta começar a navegar até um destino, tocar no botão e depois escolher “Partilhar prog. da viagem”. Posteriormente é só escolher o contacto com quem pretende partilhar a localização.

Esta partilha pode ser feita através de SMS, Hangouts, Facebook Messenger, WhatsApp e muitos outros. Entretanto a lista de aplicações compatíveis está sempre a ser expandida.

A nova funcionalidade de partilha já está disponível para navegação quando conduz, caminha ou faz ciclismo no Android e no iOS.

Medir a distância entre os pontos no Google Maps

Quer saber a distância exata entre o ponto A e o ponto B no mapa? Nada mais fácil. O Google Maps permite medir a distância com facilidade.

Em primeiro lugar fique a carregar num determinado local no Maps que será o ponto de partida. Posteriormente carregue no botão mais informações.

Na opção seguinte deverá escolher medir distância.

Posteriormente desloque a espécie de mira que surge a preto para o ponto de destino. Na parte inferior verá a distância total em quilómetros.

Evitar portagens no Google Maps

Se quer poupar algum dinheiro em viagens e tem tempo para isso talvez esteja interessado na opção de evitar portagens. No entanto atenção porque este evitar portagens poderá adicionar alguns kms ao seu trajeto.

A primeira coisa que terá de fazer é escolher o ponto de partida e de chegada. Posteriormente deverá carregar nos 3 pontos no canto superior direito.

no Google Maps

Em seguida escolha opções de trajeto como mostra a imagem.

Agora é só escolher evitar portagens e carregar em concluído.

no Google Maps

Lembre-se onde estacionou

Estacionou o seu carro numa zona desconhecida e já não se lembra bem onde ele está? O Google Maps vai ajudar a que isso nunca mais volte a acontecer.

No local onde estacionou vai estar um ponto azul. Carregue no mesmo.

Em seguida escolha a opção guardar o local de estacionamento.

no Google Maps