Inicio Ciência Cientistas já avisaram... Não troque tanto de smartphone!

Cientistas já avisaram… Não troque tanto de smartphone!

Caso não saiba, o ano de 2019 é o ano da Tabela Periódica! E por isso, para festejar os 150 anos da icónica e ‘velhinha’ tabela, vários cientistas criaram uma versão revista, para de certa forma chamar a atenção aos elementos que começam a ser escassos, mas que são amplamente utilizados na produção de equipamentos eletrónicos, nomeadamente os nossos fieis companheiros do dia a dia… Os smartphones!

A criação da Universidade de St Andrews e EuChemS (European Chemical Society), oferece uma visão gritante do amplo uso e pouca re-utilização de vários elementos da tabela periódica.

É impressionante perceber, que tudo no mundo é criado a partir de 90 tijolos, 90 elementos naturais. No entanto, todos eles são limitados, e estão a ser usados tão rapidamente… Que irão desaparecer do mundo em menos de 100 anos.

de smartphone

No espaço Europeu, são deitados para o lixo cerca de 10 milhões de smartphones todos os meses!

Cada smartphone é produzido utilizando cerca de 30 elementos, nos quais 17 estão a chegar a níveis preocupantes de uso. Primordialmente, tendo em conta que se encontram em zonas de conflito, e porque ainda não os conseguimos re-utilizar.

O smartphone é uma das maiores preocupações destes cientistas, afinal de contas, qualquer pessoa troca de telemóvel todos os anos ou de dois em dois anos.

“Temos de começar a perceber o risco que é ficar sem estes elementos de forma natural! E por isso, precisamos de melhorar as nossas práticas de reciclagem.”

As maiores ameaças!

A EuChemS mete algum ênfase no Indium (In), Phosphorus (P) e Lithium (Li).

  • O Indium é usado nos ecrãs dos smartphones, e tendo em conta o nível de consumo atual, deverá desaparecer nos próximos 50 anos.
  • O Fósforo é curiosamente usado no nosso próprio corpo, primariamente para a formação de ossos e dentes. A maioria dos minerais de fosfato que usamos, acaba no esgoto.
  • O Lithium é usado primariamente nas baterias, e por acaso até é bastante fácil de reciclar. Contudo, é necessário ser mais eficiente nesta reciclagem, ou iremos acabar com o elemento nas próximas décadas.

A tabela periódica revista foi lançada pelo Parlamento Europeu no dia 22 de Janeiro por Catherine Stihler e Clare Moody.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

(Última Hora) Sony cancelou lançamento da PS5 em alguns mercados!

(Em atualização) - Novas informações apontam para que a Sony tenha decidido cancelar o lançamento da sua consola de nova geração em alguns mercados!...

Movimento #Blacklivesmatter? Até a PlayStation aderiu!

O movimento #Blacklivesmatter foi certamente um dos temas mais falados e marcantes de 2020. Talvez apenas superado pela pandemia de COVID-19 que ainda se...

Gosta de jogos de terror? É que Warzone vai receber o temível Saw!

Se por acaso joga Call Of Duty Warzone ou até mesmo Modern Warfare. Certamente já deverá estar acostumado aos inúmeros eventos lançados pela equipa...

Já joga FIFA 21? Estes são os jogadores mais rápidos do jogo!

Para montar uma boa equipa no FIFA, não é preciso muito. Afinal de contas, basta apenas um bom ponta de lança, defesas competentes e...

Durante o confinamento 43% das reviews na Amazon eram falsas!

Na altura do confinamento provocado pela pandemia de coronavírus, muitas empresas lutaram pela sua sobrevivência. Lutaram e continuam a lutar. É que houve muitos...