Análise Razer Huntsman: Opto-Mechanical? Ou Opto-Brutal?

Análise Razer Huntsman

Análise Razer Huntsman – Se por acaso gosta de um teclado barulhento, que a cada tecla pressionada se lembre de uma autêntica máquina de escrever dos anos 60… Está no sítio certo! Eu pessoalmente ADORO teclados barulhentos, mas para dizer a verdade, até este novo teclado da Razer me fez questionar esta preferência.

Quem disse que não se usam máquinas de escrever em 2019 ?

No entanto, com o passar do tempo, passei do estranhar… Novamente para o adorar!

No fundo, este novo teclado Razer Huntsman não só é barulhento, como tem um ‘feeling’ táctil muito bom, e apesar do pessoal que fala comigo no Discord me odiar cada vez que dou uso ao teclado, eu não me podia estar mais nas tintas.

Análise Razer Huntsman – O teclado mais barulhento que tive o prazer de utilizar

Análise Razer Huntsman

Toda a minha vida, sempre preferi os switches Cherry MX Blue, devido ao seu feedback tátil e click audível… Mas este novo Razer Huntsman mete completamente os ‘velhinhos’ switches no bolso e foge!

O que é excelente se gosta do barulho de dedos rapidamente a esmagar teclas enquanto joga os seus jogos favoritos.

Mas se por acaso costuma jogar ou trabalhar ao lado de outro ser humano… É provável que leve com um chinelo em cima ou pior!

O novo switch Opto-Mechanical em toda a sua glória

Nota do Redator – Tenho um amigo que sofreu bullying da namorada enquanto jogava connosco, apenas e só pelo barulho de carregar no rato. (O exemplo do chinelo em cima não é por acaso.)

Agora, imaginem que o pobre rapaz utilizava este teclado… Não ia ser bonito!


Em suma, se pretende comprar este teclado, tenha a certeza que tem familiares ou almas gêmeas compreensivas, que não se importem de levar com todo o barulho… Caso contrário é possível que tenha de levar com uma raiva explosiva em cima.

Contudo, estou completamente preparado para ser posto fora de casa, ou para acabar com o namoro… Visto que utilizar este Razer Huntsman é um autêntico prazer!

Análise Razer Huntsman

Mas de onde vem todo este barulho? Afinal de contas este Huntsman não usa os tradicionais Cherry MX Blue, que tanto sucesso fazem no mercado há uma série de anos.

Pois não, a Razer desta vez apostou num novo tipo de ‘switches mecânicos’, denominados de Opto-Mechanical.

Cada um destes ‘switches’ tem um sensor ótico no interior, o que no fundo significa que não precisa de empurrar a tecla até ao fim para a registar. Aliás, elas fazem reset assim que as pressiona, por isso, na prática deverão ser ainda mais rápidos que os switches favoritos dos gamers, os Cherry MX Red.

Análise Razer Huntsman – Design

À semelhança do rato Razer Mamba Wireless que testei ao mesmo tempo… A Razer parece ter dito à sua equipa de design para se focar menos nos extras e ‘gimmicks’ e mais na funcionalidade e desempenho.

Por isso, com este teclado recebemos um pacote simples, mas extremamente robusto e funcional!

Em paralelo, a iluminação RGB é a meu ver, muito superior à do Blackwidow e Ornata que tive o prazer de fazer análise no ano passado. E claro, continuamos a ter acesso a toda a personalização do Razer Synapse, onde podemos escolher perfis pré-definidos, ou criar o espetáculo de luz que mais gostamos e nos aquece a alma.

Uma coisa é certa, a iluminação apesar de parecer mais comedida, o design simplista e sóbrio do teclado, parece ter criado um casamento perfeito, como pode ver na imagem em baixo:

Análise Razer Huntsman

Curiosamente, o Razer Huntsman também conta com um botão especial ‘Game Mode’! Que no fundo apenas desliga o botão do Windows e as combinações de teclas ‘Alt-Tab’ e ‘Alt-F4’, bem como também activa o Anti-Ghosting.

Além disso, também temos um botão para gravação de macros, e um botão dedicado para a troca entre 5 perfis que podemos guardar na memória interna do teclado.

Contudo, infelizmente, desta vez não temos uma porta usb para ligar o rato, nem a almofada que tanto sucesso fez no BlackWidow e Ornata. (Está disponível na versão mais cara ‘Huntsman Elite’)

Mesmo assim, sem estes ‘extras’, existem muitas razões para gostar do Razer Huntsman!

Sim, é barulhento à sorte, mas é um teclado que dá gozo a trabalhar ou a jogar. Além disso tem uma construção bastante robusta, e um design muito apelativo que é complementado pela icónica iluminação Razer Chroma.

Mas acima de tudo, é um teclado confortável, que não causa grandes cansaço nas mãos. (Muito graças aos extremamente leves e rápidos switches Opto-Mechanical)

Conclusão

Em suma, este é agora, o meu teclado do dia a dia!

E para eu me dar ao trabalho de trocar e habituar… É porque estamos na presença de um produto com muita qualidade! Afinal de contas, já usava o mesmo teclado mecânico com switches MX Brown há 6 anos.


O que achou da análise? Ademais, o que acha do teclado? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Se quiser saber mais acerca do Razer Huntsman, clique aqui.