Análise – Teclado Razer Blackwidow Chroma V2 / Ornata Chroma

109198
2
Share:

Há alguns anos comprei um teclado mecânico com switches Cherry MX Brown, e fiquei completamente boquiaberto com a qualidade, era realmente um prazer escrever, e ainda hoje dura como se fosse novo.


Por isso foi com muita curiosidade que testei dois teclados de uma das marcas Gaming mais reconhecidas em Portugal… a Razer!


Teclados esses que podem parecer muito parecidos devido à aparência, mas no fundo… são quase tão diferentes como a minha conta bancária e a do CR7.


Diferenças

Um completamente mecânico, enquanto outro é basicamente uma mistura de switches mecânicos com as vantagens dos teclados de membrana.

Tendo sido interessante ver o que a tecnologia de membrana consegue fazer em 2018.

Depois desta introdução, vamos ao que realmente interessa.

Esta análise vem no seguimento do artigo – Teclado mecânicos vs membrana, em que expliquei as diferenças mais importantes.


Razer BlackWidow Chroma V2

A pensar neste teclado, a empresa perdeu realmente algum tempo a aperfeiçoar os seus “switches” mecânicos.

Além disso é um teclado extremamente completo, tem um peso que me parece perfeito, é robusto, tem iluminação RGB, e ainda tem entrada para fones e uma porta USB.

Mas óbvio que este pacote, vem com um preço a condizer, o que acaba por ser o seu maior pecado.

Vamos separar esta análise por categorias, para parecer um “reviewer” profissional.

Aspecto

O BlackWidow é sem dúvida um teclado grande, com os seus botões “Macro”, teclado numérico e indicador LED, ainda mais para mim que venho de um teclado “Tenkeyless“.

Teclado Razer Ornata Blackwidow Chroma

Teclado TenKeyless

Teclado Completo

E isto ainda antes de incluir a almofada de descanso para os pulsos, que digo já, é muito confortável, mas que simplesmente não consigo usar, é uma preferência pessoal.

Mas é como se costuma dizer, as coisas boas, vêm em pacotes grandes (na maioria das vezes)!

O teclado tem um aspecto bonito, com o acabamento “Matte Black”, fazendo a iluminação RGB saltar à vista – com cerca de 16.8 milhões de cores – , sendo esta extremamente fácil de configurar no “Razer Synapse”, programa disponibilizado pela marca que é imediatamente instalado assim que liga o teclado ao seu computador.

É fascinante olhar para este teclado, podemos transformar algo tão comum que vemos todos os dias seja em casa ou no escritório – um teclado, em algo que mais parece um espectáculo de fogo de artificio, com opções como um efeito de onda ao redor da tecla que pressionou, ou efeitos que imitam um fogo que nem uma lareira para nos aquecer os dedos numa noite fria.

Teclado Razer Ornata Blackwidow Chroma

Existem opções para todos os gostos, se por acaso não gostar de nenhum efeito, até pode criar o seu, com um programa próprio para isso, ou encontrar online perfis já feitos para variados jogos, como o League of Legends ou OverwatchEstá tudo na Razer Chroma Workshop.

Desempenho

A Razer fabrica três tipos de switches mecânicos, para rivalizar com os Cherry MX, cada um com as suas características, como já falámos no artigo mencionado em cima.

  • Green Switches(verdes) – Parecidos com os Cherry MX Blue, ou seja tácteis com um audível “click”.
  • Orange Switches(laranja) – Parecidos com os Cherry MX Brown, tácteis mas sem “click”.
  • Yellow Switches(amarelos) – Parecidos com os Cherry MX Red, sem feedback táctil, e silencioso.

-Tenho estado a usar a versão com switches verdes, por isso só vou falar desta versão.-

Tem sido realmente uma alegria escrever neste teclado, muito provavelmente porque os meus switches preferidos são os Cherry MX Blue.

Estes Razer green switches oferecem um “click” audível muito satisfatório sempre que pressiona uma tecla, faz lembrar uma máquina de escrever antiga… adoro isto!

Quem disse que não se usam máquinas de escrever em 2018 ?

Mas claro que tudo tem os seus aspectos negativos, se tiver de conviver com alguém enquanto escreve com este teclado, provavelmente irá levar com um chinelo em cima… ou pior !


Nota do redator: Tenho um amigo que levava com objectos em cima por causa do barulho do rato enquanto jogávamos… por isso tenham atenção onde se metem !


Macros

  • Macro –  Permitem que sequências curtas de teclas pressionadas substituam longas sequências de comandos, automatizando tarefas repetitivas.

As teclas macro – que têm um painel LED dedicado para lhe informar quando está a gravar -, são sem dúvida úteis para fãs de jogos MMO, mas podem ter as suas vantagens para jogadores mais casuais, permitindo que programe aplicações numa única tecla.

Dispõe também de um modo Gaming, que desactiva a tecla Windows.

  • Evita que ao carregar por engano nesta tecla, saia do jogo sem querer… Quem nunca ?

Se por acaso viajar com o teclado, ou mudar de computador várias vezes, não se preocupe, que o Razer Synapse grava as suas definições e Macros na “nuvem”, por isso basta entrar na sua conta e pode começar a trabalhar ou jogar.


Razer Ornata Chroma

Existe uma razão para ser difícil de encontrar teclados de Gaming de boa qualidade baratos.

Pois para conseguir atingir um preço baixo, é necessário sacrificar funcionalidades para ter uma boa experiência de escrita, ou sacrificar a qualidade de escrita para ter mais funcionalidades, para ter ambos, provavelmente terá de optar por algo de uma gama mais alta, por isso também mais caro.

É aqui que entra este novo teclado da Razer, o Ornata usa um tipo de switch inovador, que a Razer reivindica como um misto entre mecânico e membrana.

Aspecto

O Ornata é um pouco mais pequeno que o BlackWidow, muito devido a não ter botões dedicados para Macros, e a não ter o símbolo iluminado da marca debaixo da barra de espaço.

Tem também uma almofada para descanso dos pulsos, muito confortável, mas em que o mecanismo magnético não me parece tão robusto, gostei mais da ideia no Blackwidow, – claro que este teclado terá de cortar custos em alguns lados este é um deles – no entanto é um detalhe, muito longe de ser um “Deal Breaker”.

O teclado tem um aspecto bonito, com o acabamento “Matte Black”, mas tem a grande vantagem de ter um sistema de iluminação muito mais forte que o irmão mecânico, que também pode usar cerca de 16.8 milhões de cores, sendo configurado da mesma maneira, no Razer Synapse.

Teclado Razer Ornata Blackwidow Chroma

Se eu já dizia que era fascinante olhar para os diferentes efeitos de luz no BlackWidow, podem apenas imaginar neste teclado, é realmente o ponto forte teste periférico, se fosse possivel combinar o brilho do Ornata com todas as qualidades do BlackWidow, tínhamos aqui um Best-Seller !

Desempenho

Como podem ver, não há grandes diferenças até agora, mas isso vai mudar !

Mecânico e membrana ao mesmo tempo – Qual é o segredo ?

São os switches “Mecha-Membrana”, que são exactamente o que o nome indica, parte mecânico, parte silicone. Quando pressiona uma tecla, o switch mecânico faz contacto com a cúpula de silicone para registar o símbolo que pressionou.

O objectivo é eliminar a necessidade de ter a versão completa de um switch tradicional, tentando manter os benefícios das duas tecnologias.

Tudo isto acontece debaixo do capo, mas uma mudança que provavelmente será fácil de perceber é que para conseguir com que este contacto aconteça mais depressa, a Razer decidiu actualizar as próprias teclas.

Que agora têm metade da altura das tradicionais, fazendo com que também seja necessário menos força para fazer actuar o mecanismo, a empresa reivindica que isto foi feito para “reduzir o tempo que leva para registar as suas acções”, aumentando a velocidade da sua escrita, e aumentando o número de vezes que irá pressionar as teclas em jogos que precisam de uma resposta mais rápida.

O tamanho do meio é usado no Ornata

Como seria de esperar num produto que tenta fundir duas tecnologias completamente diferentes, o Ornata é um pouco estranho quando o começa a usar, isto apesar da Razer dizer que a tecnologia Mecha-Membrana oferece um “click nítido e táctil” como aquilo que temos de um teclado mecânico, retendo o “toque suave almofadado” de uma teclado de membrana.

Mas no meu caso… não senti isto…

O teclado está sem duvida uns níveis acima de um teclado de membrana tradicional, e até achei o “click” agradável, mas após algumas rondas de escrita, dei por mim a ficar cansado das mãos, devido à resistência que este teclado oferece, parece ter um toque pesado a escrever, no entanto, em sessões de Gaming portou-se lindamente, esta característica até pode ser um ponto positivo, devido a esta resistência, pode ser mais fácil evitar um miss-click.

Mas lá está, aquilo que me agrada, pode não agradar a vocês, nada melhor do que experimentar, a própria caixa do teclado tem uma parte aberta para puder experimentar esta nova tecnologia.


Conclusões

Razer Blackwidow Chroma V2

Não é fácil justificar o preço que a Razer meteu no BlackWidow Chroma V2… mas também não é fácil encontrar um pacote tão completo e robusto como este!

Na minha opinião quase que justifica o seu preço, foi sempre com um sorriso que joguei e escrevi neste teclado, por isso se o encontrarem a bom preço, não hesitem.

  • Saída para auscultador e Porta USB
  • Teclado completamente mecânico
  • Almofada para pulsos de encaixe magnético
  • Boa iluminação RGB
  • Preço: ~180€
  • Peso: 1,5Kg
  • Dimensões: 475mm de Comprimento –  171mm de Largura – 39mm de Altura

Razer Ornata Chroma

É raro o produto tecnológico “budget” que lhe oferece tudo aquilo que quer, mas o Razer Ornata está muito perto, tanto como um periférico Gaming, como para escrita!

Se procura um teclado de qualidade mais em conta, com uma iluminação brutal, talvez esta seja a melhor escolha para si.

  • Não tem saída para Auscultador nem porta USB
  • Mecha-Membrana
  • Almofada para pulsos de encaixe magnético
  • Excelente iluminação RGB
  • Preço: ~90€
  • Peso: 1Kg
  • Dimensões: 462.28 mm de Comprimento – 154.94 mm de Largura – 30.48 mm de Altura
Share:
Nuno Miguel Oliveira

2 comentários

  1. Mauricio Ferreira 14 Janeiro, 2018 at 10:55 Reply

    Comprei o Ornata para escrita. Há um mês venho escrevendo com ele e a diferença do cliqk fez-se sentir positivamente por aqui, inclusive auxiliando a produção. Não consigo mais voltar a teclar no meu antigo teclado mecânico. Uso-o apenas para driblar a configuração do Windows, pois está configurado para português do Brasil. O uso simultâneo do Razor Ornata e do antigo teclado permitem a acentuação em português. Para mim, a tecnologia está aprovada. Excelente artigo, Nuno. Genial o Gif e a comparação com máquina de escrever. Aprendi a escrever a a máquina e é uma sensação realmente muito agradável… Parabéns.

    • Nuno Miguel Oliveira
      Nuno Miguel Oliveira 15 Janeiro, 2018 at 00:13 Reply

      Obrigado Mauricio 😀 Gosto sempre de meter umas piadas no meio do artigo 😛

      Que teclado mecânico tinha antigamente ?
      Eu pessoalmente gosto do “click” do Ornata, a sua qualidade está sem dúvida bastantes furos acima de um teclado normal.
      No entanto, infelizmente enquanto escrevia este artigo, senti imensa fadiga nos pulsos, algo que nunca tinha sentido a escrever, mas lá está, cada caso é um caso!

      O Ornata pode servir que nem uma luva para o seu estilo de escrita 😀

Deixe uma resposta