Inicio Especiais Chrome ou Firefox: qual é o browser que deve instalar?

Chrome ou Firefox: qual é o browser que deve instalar?

Na guerra entre browsers e depois da morte do Internet Explorer sempre existiram dois claros vencedores. Falo do Chrome e do Firefox. Mas afinal qual a melhor opção para ter no seu computador? O Chrome, o browser da Google, ou o Firefox?

Chrome ou Firefox: qual é o browser que deve instalar?

O Chrome é sem dúvida o browser mais utilizado e por uma boa razão. Temos uma integração total da conta da Google, um ecossistema de extensões muito completo e uma boa app para dispositivos móveis. Para além disso, o Chrome até bloqueia alguns anúncios que não estão em conformidade com os standards da indústria.

Chrome ou Firefox

De facto uma sincronização simples é uma grande vantagem, especialmente quando ela é feita com a conta da Google. Só precisamos de fazer login, quer seja no computador ou no smartphone, para termos um acesso rápido aos favoritos, dados de navegação e preferências. Até as extensões ativas se mantêm sincronizadas entre os dispositivos. É verdade que outros também o fazem. No entanto, o Chrome fá-lo melhor.

A velocidade é também outra mais valia do Chrome. É verdade que muitos se queixam, e bem, da quantidade de memória que este browser ocupa, sobretudo quando tempos vários separadores abertos. No entanto, isto é um mal transversal à grande maioria dos browsers. Neste campo, apenas o Safari se parece portar melhor.

Chrome ou Firefox

Este browser inclui ainda um gestor de palavras-passe que gera e recomenda automaticamente passwords fortes quando um utilizador cria uma nova conta numa página na Internet. Entretanto, a barra de pesquisa, ou Omnibox, disponibiliza “resultados avançados”, que incluem respostas úteis para perguntas introduzidas, além de resultados obtidos com a calculadora, resultados de eventos desportivos e muito mais.

Por fim temos uma lista de favoritos muito acessíveis, um modo escuro que funciona bastante bem e até há um modo escondido que permite colocar todos os sites neste modo ao inverter as cores.

O Chrome é rápido, gratuito, leve e tem uma excelente aparência. Tudo está exatamente onde deveria estar, os controlos de privacidade e segurança são de fácil acesso.

Firefox

Se isto fosse uma corrida de automóveis o Firefox quase que apanhava o Chrome no primeiro lugar. É que a Mozilla tem feito muitos esforços no desenvolvimento deste browser. Temos um aspeto visual muito interessante e quando criou o “Quantum” abriu porta a algo que no futuro poderá fazer a diferença. O Firefox Quantum foi desenvolvido para aproveitar o máximo de processadores com vários núcleos de forma que os clientes não conseguem. Isto pode não fazer muita diferença na navegação diária, mas a Mozilla Corporation acredita que isto será uma grande vantagem no futuro.

Chrome ou Firefox

Outras mais valias dão conta de melhores proteções de privacidade, sincronização melhorada de palavras-passe entre dispositivos e alertas de violação integrados.

Para além do que referimos é um browser muito eficaz, com um catálogo muito completo de extensões. Tem também uma excelente app para dispositivos móveis, o Firefox Mobile. Da mesma forma como acontece com o Chrome pode partilhar favoritos entre dispositivos, no entanto terá de criar uma conta separada do Firefox. Logo por este motivo, tudo não é tão simples como no Chrome.

Chrome ou Firefox

Se tivermos de apontar a maior diferença, o Firefox está mais centrado na privacidade do que o Chrome e é comparativamente rápido. No entanto é bastante mais limitado nas funcionalidades. Em termos de utilização de memória não há grande diferença entre os dois. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Microsoft Surface Duo é o smartphone dobrável mais resistente!

Depois de tudo o que se passou com os Windows Phone, a Microsoft decidiu voltar ao mundo dos smartphones com o Surface Duo. De...

(Especial) A Xbox Series S (Low Cost) vai limitar a nova geração?

Como deve saber, a Microsoft já revelou a grande maioria das suas armas para a guerra de consolas de nova geração que se avizinha....

Windows 10: já pode instalar o update de outubro mas vale a pena?

A Microsoft revelou que o update de Outubro de 2020 do Windows 10 está pronto para o público. Mas antes de o disponibilizar e...

Até as fabricantes Chinesas estão a abandonar a Huawei?

Há muito tempo que o problema da Huawei deixou de ser apenas as suas relações com as empresas sediadas nos Estados Unidos. Ao fim...

NVIDIA já prepara RTX 3060 com 8GB e RTX 3080 com 20GB!

Apesar do lançamento das RTX 30 já ter ocorrido, e de na verdade, as RTX 3080 já terem esgotado de tal maneira que mais...