Chrome 75: nova versão para Android está cheia de novidades!

Passou cerca de um mês desde que foi lançada a mais recente versão do Chrome. Disto isto, eis que o novo update, o Chrome 75, chegou a todas as plataformas. Neste campo, a versão Android, em particular, vem com muitas melhorias, incluindo uma funcionalidade que foi apresentada ao mundo em 2017 mas que ainda não tinha sido implementada.

Chrome 75: o modo escuro com algumas diferenças

É verdade que o Chrome 74 trouxe a primeira versão do modo escuro para Android. No entanto, ele está melhor na versão 75. Dito isto, já não é necessário ativarmos esta função através de uma linha de código. Entretanto, também é possível forçarmos o modo claro em todas as ocasiões, mesmo que estejamos a utilizar o modo escuro no nosso equipamento.

Chrome 75

Para além disso foi resolvido um bug acerca do modo escuro do Chrome. O texto nos separadores é finalmente branco. Assim pode ser lido em fundo escuros.

Chrome 75

Chrome 75: gerador de palavras-passe

A Google disse que, em 2017, o Chrome para Android teria, eventualmente, um gerador de palavras-passe. Agora esta funcionalidade já chegou. Quanto carregamos na caixa de entrada da palavra-passe, aparece uma barra na parte inferior do ecrã. Ao tocarmos na mesma vemos todas as palavras-passe guardadas para o site atual. Para além disso, o botão sugerir palavra-passe forte permite gerar uma automaticamente.

De facto, é bom vermos esta funcionalidade chegar ao Chrome. É que utilizar estes tipos de palavra-passe fortes reduz significativamente as possibilidades de alguém deitar a mão às nossas contas.

API Web Share Level 2

A API Web Share chegou inicialmente no Chrome 61 e permitia às páginas partilharem texto e URLs para aplicações Android nativas. No entanto, ainda não é possível partilhar ficheiros como imagens através desta funcionalidade. O Chrome 75 inclui suporte para o nível 2 da API Web Share que permite resolver o problema.

API Web Share

De forma semelhante à API que referimos anteriormente, as apps podem definir um ficheiro ou uma lista de ficheiros a partilhar. Quando se carrega num botão da app, aparece a caixa de diálogo referente à partilha no sistema operativo Android. Tal e qual como se fosse uma aplicação nativa. Por exemplo, na galeria de um site é possível adicionar um botão para partilhar uma determinada imagem para outra app.

A única questão diferente é que agora é possível enviar ficheiros através das web apps.

Para além do que referimos, o Chrome 75 inclui outras mudanças para utilizadores e programadores.

A nova versão para Android já pode ser descarregada aqui.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário