Como deve saber, o Google Chrome é de longe o browser mais popular do planeta! Isto com uma quota de mercado de cerca de 62%, ficando o segundo lugar muito distante nas mãos do Internet Explorer com 12%.

Dito isto, normalmente, tudo o que é Google faz sucesso, e o Chrome não foi diferente! No início, os utilizadores passaram para o lado da Google devido à ligação com a pesquisa no seu motor de busca… No entanto, todos os browsers hoje em dia têm acesso à Pesquisa Google, mas as pessoas continuam no barco do Chrome! Porquê? Muito devido à sua simplicidade e fiabilidade.

Internet Explorer
IE vs Firefox vs Chrome

Na realidade, todos os grandes navegadores são mais ou menos iguais… Claro que a nível de aspeto são diferentes, e por vezes oferecem funcionalidades diferentes! Contudo, todos eles oferecem uma excelente performance e o mesmo design básico.

O que poderá mudar num futuro muito próximo… Pois a Google está a trabalhar numa nova funcionalidade para o Chrome que poderá mudar completamente o jogo! Até porque, deverá ser algo que irá aumentar significativamente a velocidade da Internet para todos os utilizadores do browser.

Em suma, quando visita um site, não está a abrir um portal para um outro computador… Está sim a fazer uma série de downloads de ficheiros e texto de um servidor algures no planeta! Em que um ficheiro principal escrito em HTML, irá dizer ao browser onde cada imagem ou segmentos de texto irão ficar. O resultado final é um página Web, tal e qual como esta página da Leak que está a ler!

Dito isto, páginas diferentes contam com diferentes quantidades de texto e imagens, por isso a velocidade de abertura vai ser diferente de página para página!

Contudo, algumas páginas web usam uma funcionalidade chamada ‘Lazy Loading’, para tentar acelerar este processo, se a página tiver uma grande quantidade de imagens! Pois bem, a Google quer implementar esta funcionalidade em todas as páginas web!

A ideia é simples… Quando visita uma página web tradicional, o seu browser faz download de toda a página de uma só vez! O que inclui o texto e as imagens que vê no ecrã, bem como a restante informação que não está visível.

Pois bem, com o ‘Lazy Loading’, tudo isto muda! Pois irá fazer download de todo o texto assim que entrar na página, contudo, apenas irá fazer download das imagens do topo da página. Depois, à medida que vê o resto da informação, o browser irá fazer download das restante imagens.

O que irá resultar num carregamento muito mais rápido, enquanto as imagens fora do ecrã são carregadas em segundo plano.

Google Chrome Internet

Em suma, duas novas funcionalidades aparecem na versão beta do Chrome! Chamada de Chrome Canary, uma versão de desenvolvimento que contém funcionalidade experimentais que a Google quer testar num público mais abrangente.

E como já deve ter percebido, estas duas novas funcionalidades estão relacionadas com o ‘Lazy Loading’! Uma que faz com que o Chrome faça ‘Lazy-Load’ a imagens, e outra que faz o mesmo às ‘frames’. O resultado é uma experiência de navegação muito mais rápida, especialmente se tiver uma internet do tempo das cavernas!

Em síntese, ainda não sabemos quando é que estas duas adições irão chegar à versão pública do Google Chrome! Enquanto que parece ser uma excelente ideia, que a Google quer implementar nos sistemas de todos os seus utilizadores, ainda não existem planos com datas.

No entanto, se quiser ter um gostinho de tudo isto, nada melhor do que instalar o Chrome Canary! Mas já sabe que sendo uma versão experimental, poderá encontrar alguns bugs.

Fonte