Chipsets Qualcomm já suportam sensores de 192 megapixéis

A Qualcomm é um grande fabricante de chipsets para smartphones e está presente em cerca de 65% de dispositivos Android. Recentemente, a Qualcomm lançou o seu chipset de topo – Snapdragon 855 com muitas melhorias em relação ao antecessor. No meio do desempenho e das comunicações, uma das capacidades chave de um smartphone são as câmaras. Neste campo, a Qualcomm atualizou as especificações dos seus chipsets e revelou ao mundo que já suportam câmaras de até 192 megapixéis.

Manobra de marketing ou um suporte real para sensores de 192 megapixéis?

192 megapixéis

No início, ninguém acreditava nestas especificações e afirmavam que se tratava de uma manobra de marketing. No entanto, hoje, durante uma conversa com a imprensa, Judd Heape, gestor de produtos sénior, destacou este novidade.

O que se perde?

Ele explicou que os chipsets existentes já suportam 192 megapixéis. No entanto, sem funcionalidades como MFNR (redução de ruído multi-frame) e ZSL (zero shutter lag). Por outras palavras, se os fabricantes quiserem utilizar as funcionalidades de redução de ruído e diminuição de atraso, vão ter de limitar o hardware a 30fps. Ou então 60fps com a resolução mais baixa.

192 megapixéis

Isto significa que chipsets como o Snapdragon 670, o Snapdragon 675, o Snapdragon 710, o Snapdragon 845 e o Snapdragon 855 também suportam câmaras de 48 MP sem qualquer atualização de software / hardware.

Atualmente, nenhum fabricante suporta sensores de 192 megapixéis.

No entanto, mas segundo Judd, uma resolução superior a 48 será uma realidade em breve. Entretanto, alguns OEMs estão a trabalhar para disponibilizar smartphones com câmaras de 100 e 64 megapixéis, ainda este ano.

Já ao nível das perspectivas futuras de gravação de vídeo HDR10 +, Judd acrescentou, que a Qualcomm está a trabalhar para integrar esta funcionalidade no Snapdragon 865. Apesar disto, é importante referir que o Snapdragon 865 não está finalizado.

Os próximos tempos vão trazer sem dúvida novidades muito interessantes no campo da fotografia. Para já todas as atenções viram-se para a nova gama Huawei P30 que chega este mês.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário