Comprar Carro: Portugal é um rato ao lado de Espanha!

Como deve imaginar, é amplamente reconhecido que Portugal regista um número significativamente inferior de vendas de carros novos em comparação com a nossa vizinha Espanha.

Para ter ideia, em 2024, Portugal matriculou cerca de 209.715 veículos ligeiros de passageiros novos, enquanto Espanha ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades vendidas no mesmo período. Aliás, é muito provável que Madrid ou Barcelona venda mais carros novos por ano, que todo o nosso Portugal Continental.

Mas… Porquê uma diferença tão grande?

Carros novos? Portugal é um rato ao lado de Espanha.

(ensaio) renault symbioz: que carro é este?

Antes de mais nada, temos de ter em conta a população de Portugal e de Espanha. Os nossos vizinhos têm uma população próxima dos 47 milhões de habitantes, o que significa uma diferença de quase 5x.

Porém, não é apenas por aqui que se explicam os números em cima!

O poder de compra Espanhol é mais elevado relativamente ao nosso, e talvez mais surpreendente que isto, é muito mais barato comprar (e manter) um automóvel em Espanha.

byd já vendeu 3000 carros e tem uma nova aposta!

Em Portugal, os elevados impostos sobre veículos, como o Imposto Sobre Veículos (ISV) e o Imposto Único de Circulação (IUC), encarecem significativamente a compra de carros novos, e claro, os combustíveis são mais caros, bem como as revisões, o que dificulta a sua manutenção.

Portugal prefere usados, com cada vez mais foco nos importados!

Caso não saiba, o mercado de carros usados em Portugal é bastante robusto. Em 2024, foram vendidos aproximadamente 812.966 veículos usados, quase quatro vezes o número de carros novos vendidos. Essa tendência indica uma preferência dos consumidores portugueses por opções mais económicas no mercado de segunda mão.

Vale ainda a pena dizer que há cada vez mais carros importados vindos da Alemanha e França a entrar na nossa região. O que pode ser enganador, porque são veículos com alguma idade em cima, e por vezes com mais danos do que aquilo que se pensa.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...