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Os carros elétricos são assim tão amigos do ambiente?

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

Bentley Bentayga Hybrid

Muito se tem falado da questão dos veículos elétricos e do ambiente. De facto, muitos países orgulham-se de poderem dizer que têm a maior adoção de carros elétricos, como é o caso da Noruega. Em paralelo este país também utiliza maioritariamente energia hidroelétrica.

Mas serão os veículos elétricos assim tão amigos do meio ambiente? Será que o impacto é assim tão diferente dos automóveis mais comuns, a gasolina ou gasóleo?

São estas e outras questões que pretendemos responder nas próximas linhas.

Quão verdes são os carros elétricos?

carros elétricos ambiente carro elétrico

Foto: telegraph.co.uk

Existem vários estudos que demonstram que o carro elétrico, é geralmente mais eficiente.

Um estudo europeu afirma que é expectável que a performance de um carro elétrico em 2020 seja de tal maneira eficiente que este vai utilizar apenas 2/3 da energia de um carro normal. Isto a fazer exatamente o mesmo.

Isto significa que se um carro elétrico for carregado apenas por eletricidade produzida por combustíveis fósseis, vai mesmo assim ser mais amigo do ambiente que um veículo tradicional.

Ou seja, enquanto um carro elétrico está a usar o mesmo combustível que um carro a gasolina ou a gasóleo, está a gastar muito menos! Além disso, temos de considerar os gases poluentes resultantes da queima de combustíveis são maus onde quer que sejam produzidos.

É verdade que em muitos casos para gerar energia elétrica também necessitamos de estações de produção que criam gases. A questão é que normalmente estas estações estão mais distantes da população, ao invés de nas nossas ruas ou ao pé das nossas escolas.

Como é a produzida a eletricidade onde eu vivo ?

carros elétricos ambiente carro elétrico

Depende do país onde vive. Como dito no início do artigo, a Noruega usa maioritariamente energia hidroelétrica, enquanto em França utilizam mais energia Nuclear. Já a Alemanha, Inglaterra e nós em Portugal utilizamos um misto de combustíveis fosseis com energia renovável.

E a poluição originada pela construção do próprio carro elétrico ?

Normalmente a produção de um carro tradicional envolve a emissão de 5.6 toneladas de CO2. Enquanto que um carro elétrico 8.8 toneladas.

Das 8,8 toneladas de CO2, mais ou menos metade deve-se à produção da bateria. Atenção que este valor depende dos kWh da mesma. Em baixo falaremos um pouco mais disto. No entanto, mesmo tendo estes valores em conta, ao longo do seu ciclo de vida, o carro elétrico vai ser responsável por apenas 80% das emissões em relação a um carro ‘normal’.

Agora o mais importante, então e a bateria ?

Quem quiser comprar um carro elétrico tem de ter a consciência de todo o impacto ambiental da sua produção. Por isso será preferível escolher um modelo em que a produção da bateria foi eficiente nos gastos de energia.

A produção de baterias de lítio corresponde a emissões de 150 a 200 kg de dióxido de carbono por cada kWh de energia gerada pela bateria.

Um Tesla com bateria de 100 kWh, a bateria com maior capacidade de armazenamento no mercado actualmente, já enviou 15 a 20 toneladas de CO2 para a atmosfera. Um automóvel a gasolina com emissões de 120 g/km necessita de percorrer 125 mil quilómetros para emitir a mesma quantidade de dióxido de carbono.

Em suma, dependendo do carro elétrico que escolher, pode estar a ajudar o ambiente, ou então… não.


Fontes 1 2

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

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