Carros Elétricos: Ainda há quem prefira os híbridos. Porquê?

A revolução elétrica subiu de nível no início de 2024, com a venda global de EVs a crescer cerca de 18% face ao mesmo periódo do ano passado. Porém, EV não significa apenas e só veículos 100% elétricos, também engloba os hibrídos, nomeandamente os híbridos Plug-In (PHEV) que parecem estar a crescer a um bom ritmo.

Algo… Curioso, não acha?

Carros Elétricos: Ainda há quem prefira os híbridos. Porquê?

Golf, GTE, Híbrido, Carregar, elétrico, bateria do carro híbrido

Portanto, segundo um estudo de mercado da Counterpoint, o grande responsável pela subida das vendas neste ano de 2024 é na realidade o sucesso dos carros híbridos plug-in, que como deve saber, combinam um motor a combustão com uma motorização elétrica (motor + bateria) de forma a tentar garantir o melhor dos dois mundos.

De forma muito resumida, este tipo de veículo, apesar de também ter as suas desvantagens (nomeadamente no lado da manutenção), permite ter acesso a ajudas fiscais, oferece uma boa autonomia elétrica para percursos citadinos, ao mesmo tempo que oferece a tradicional segurança e conforto de um motor a gasolina ou gasóleo. Em alguns modelos, temos até acesso a modos de performance incríveis, onde é possível conjugar o motor elétrico ao motor a combustão.

Para ter a ideia do que estamos a tentar dizer, apesar do facto de várias fabricantes terem desistido deste tipo de motorização híbrida, a venda deste tipo de veículo aumentou cerca de 46% em 2024. Isto enquanto a venda de carros 100% elétricos aumentou apenas 7%.

O que significa tudo isto?

Difícil dizer, mas a realidade é que ter um carro elétrico ainda é caro, especialmente quando comparado a um automóvel a combustão. Na verdade, nem todos os tipos de condutores podem ou devem ter um carro 100% elétrico.

Afinal, especialmente em Portugal onde a rede de carregamento pública é bastante cara, este tipo de veículo só vale a pena se conseguir carregar em casa ou no trabalho. Precisa de espaço para isso!

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Ainda não é desta que os elétricos ficam realmente populares? A escolha mais sensata continua em cima dos híbridos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados