Caso não se lembre, há alguns meses atrás, fui multado pela GNR de Salvaterra de Magos pelo facto de carregar o meu automóvel PHEV (plug-in hybrid) em cima do passeio.
Uma situação que é claramente ilegal, porque não se deve ocupar nenhum passeio. Não estou a arranjar desculpas para essa situação. Porém, tinha a “benção” dos guardas que por cá trabalhavam. Isto por ser uma situação temporária (2 horas de carregamento), ao mesmo tempo que existia um outro passeio no outro lado da rua.
Tudo correu bem até… Deixar de correr. Fui multado em Dezembro, e fui avisado que a situação seria a partir daquele momento insustentável. Sempre que o carro fosse apanhado a carregar naquela zona, seria multado.
Entretanto já arranjei outras soluções, mas hoje encontrei uma muito interessante a partir de uma estação de energia que me enviaram para teste. Agora, se quiser, posso carregar o carro no seu lugar de estacionamento normal.
É uma nova vida sem multas!
Tenho solução para carregar o carro sem ser multado!
Portanto, aproveitei uma estação de energia que a Bluetti enviou para teste (Elite 200 V2), de forma a perceber se isto é de facto capaz de cumprir a sua missão em tarefas mais exigentes. Dito isto, existirá tarefa mais exigente que carregar um carro capaz de andar 100% a energia elétrica? Provavelmente não.
A solução foi bem mais limpa e autónoma: uma estação portátil da Bluetti, mais precisamente a Elite 200 v2, com direito a painéis solares.
Sim, estou a falar de carregar o carro com a ajuda do sol.
Claro que a estação de energia não é capaz de carregar a bateria do meu carro a 100%. Visto que a sua capacidade máxima é de mais ou menos 2kWh, enquanto a bateria útil do meu Golf GTE é de 7kWh. Ainda assim, para as situações de “top up”, ou seja, quando não preciso de carregar dos 0 aos 100%, acabou por mudar o jogo.
Especialmente porque posso meter a estação de energia dentro do carro, e assim nem sequer ocupo parte da via pública. Isto sem fios pendurados à janela ou pedidos especiais. Ligo o cabo Type 2 à estação e ao carro, e este começa a beber energia, devagarinho, mas com dignidade.
Porquê a Bluetti Elite 200 v2?
Porque é uma das poucas estações no mercado que oferece potência suficiente para carregar um carro elétrico em corrente alternada. Estamos a falar de um máximo de 2600W, o que é mais do que o suficiente para dar força ao carregador que vem de origem com o automóvel.
Não estamos a falar de um supercarregador, claro, mas para aqueles quilómetros extra quando estamos longe de casa, faz toda a diferença. Além disso, tem múltiplas entradas, controlo por app e é compatível com vários painéis solares portáteis.
Bluetti Elite 200 v2: Ficha técnica
- Capacidade da bateria: 2 073,6 Wh (54 Ah)
- Potência contínua: 2 600 W (230 V, 11,3 A) – capaz de alimentar até 9 dispositivos ao mesmo tempo
- Potência pico (Power Lifting Mode): 3 900 W – útil para aparelhos com arranques exigentes, como aquecedores
- Entrada AC (recarregamento desde a ficha): até 2 300 W
- Entrada solar (Painéis): até 1 000 W (12–60 V, 20 A) – permite recarga directa por painéis solares
- Tipo de bateria: LiFePO₄ com mais de 6 000 ciclos de vida útil (até 17 anos de uso diário)
- Portas: 4 tomadas AC, várias ligações USB (incluindo USB-C até 100 W), além de porta de 12 V/10 A
- Dimensões e peso: 350 × 250 × 323,6 mm // 24.2kg
- Modos especiais:
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UPS: com tempo de transição de 15 ms em falha de energia
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Carregamento rápido Turbo: atinge 80 % em 50 minutos
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Conclusão
Em suma, isto não é uma review. É uma ideia. Uma brincadeira. Um teste curioso que me deu uma solução real para um problema concreto: como carregar o carro sem estar a arriscar uma multa ou um cabo pela varanda ou pelo portão de minha casa.
Talvez seja esta uma das respostas para o maior problema dos elétricos em Portugal: quem não tem garagem ou quintal… carrega onde? Nos postos públicos? Boa sorte com isso.
Afinal, se não tiver garagem ou quintal… Como carrega? Nos postos públicos? Esqueça isso.