(Especial) Carrega o telemóvel até aos 100%? Má ideia…

Se for como eu, é muito provável que todos os dias, quando se vai deitar, ligue o seu telemóvel ao carregador para no outro dia de manhã ter a carga completa para tudo aquilo que for necessário! No entanto, se por acaso valoriza os euros que investiu no seu smartphone, esta é uma das piores ideias que pode ter… Ao fim ao cabo, já vários especialistas vieram a público defender que o ideal seria a bateria nunca ultrapassar os 80%, ao mesmo tempo que nunca deveria ficar mais baixa que 30%.



(Especial) Carrega o telemóvel até aos 100%? Má ideia…

bateria

Portanto, como deve imaginar, todos os aparelhos eletrónicos têm um tempo de vida útil, que irá obviamente ser mais curto com o uso e cuidados que temos, especialmente se este tiver como base uma bateria de lítio! (Como todos os smartphones à face da terra.) Dito tudo isto, se por acaso quer aguentar o seu smartphone mais que 2~3 anos, talvez seja boa ideia ter atenção aos seus hábitos de carregamento.

Aliás, as próprias fabricantes já têm estas coisas em conta, visto que a Apple já implementou uma funcionalidade nos iPhones mais recentes, de forma a que estes carreguem apenas até aos 80% (mesmo que deixe o carregador ligado toda a noite), carregando os restantes 20% pouco tempo antes de tocar o despertador.

O problema nem é o carregamento em si… É o carregamento rápido!



A medida da Apple pode parecer algo pensado apenas e só para poupança de energia. Ou seja, para não levar o telemóvel aos 100%, e depois passar o resto da noite a subir dos 99% para os 100%.

Contudo, o real objetivo da Apple é tentar evitar que os carregamentos rápidos arruinem a bateria dos iPhones mais recentes. Sabe porquê? É que além do carregamento passar muito rapidamente a barreira dos 80%, a bateria também aquece significativamente! E caso não saiba, as baterias não gostam de temperaturas muito altas, nem muito baixas.

Assim, utilizando algumas técnicas bastante interessantes, várias fabricantes começam agora a perceber os hábitos de carregamentos dos utilizadores, para tentar preservar ao máximo a capacidade de carga da bateria dos seus aparelhos.

A Tesla confirma a teoria!

A fabricantes de carros Tesla é inegavelmente uma das empresas que mais sabe sobre baterias. Por isso, quando os engenheiros da gigante Norte Americana confirmam que é boa ideia deixar a carga entre os 30~80%, talvez seja também uma excelente ideia dar-lhes ouvidos. Ao fim ao cabo, segundo os mesmos, se os utilizadores levarem a bateria todos os dias aos 100%, e a deixarem cair abaixo dos 10%, o estrago vai ser mesmo nefasto para a capacidade de armazenamento da célula.

Conclusão

Como é óbvio, ninguém vai deixar de carregar o seu telemóvel até aos 100%, nem vão deixar de fazer carregamentos noturnos. São hábitos que estão demasiado enraizados na nossa vida.

No entanto, se tiver a possibilidade de carregar no caminho para o emprego, ou mesmo no seu local de trabalho, talvez faça sentido tomar alguns cuidados para alongar a vida do seu fiel companheiro do dia a dia, em vez de o ligar ao carregador todas as noites só porque sim.


(Especial) Carrega o telemóvel até aos 100%? Má ideia… – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário