Este simples cálculo pode salvar a sua vida na estrada!

Estar ciente do tempo que o seu carro demora a parar em diferentes condições é vital para a sua segurança e a dos outros utilizadores da estrada. No entanto, por vezes não temos noção disto. Felizmente há cálculo muito simples que pode salvar a sua vida na estrada!

Este simples cálculo pode salvar a sua vida na estrada!

Pode calcular as distâncias de paragem do veículo para diferentes velocidades, combinando a distância de travagem e a distância de raciocínio.

De facto a conta é muito simples. Travagem + Raciocínio = Paragem e talvez a sua vida salva.

reparar um furo, ar a mais nos pneus, Luz de pressão dos pneus acendeu, Alguns pneus afetam a autonomia dos veículos elétricos!
A new tire is placed on the tire storage rack in the car workshop. Be prepared for vehicles that need to change tires.

Mas se não quiser fazer contas pelo menos pode basear-se na regra dos dois segundos. Quando o veículo à sua frente passa por um determinado objeto ou marcador – por exemplo, um poste de iluminação na berma da estrada – deve passar dois segundos antes de passar por esse mesmo objeto. Tem de abrandar e manter a distância se for inferior a isso.

O que é a distância de travagem?

Sem travões a funcionar, mesmo que mantenha uma distância de paragem segura, não há garantia de que consiga evitar uma colisão se algo inesperado acontecer na estrada.

A sua distância de travagem é a distância que o seu automóvel demora a parar completamente a partir do momento em que os travões são acionados pela primeira vez.

quantos proprietários teve um carro usado, automóvel com transmissão automática, cálculo estrada

O que é a distância de reação?

A distância de reflexão é o tempo que demora a reagir e a acionar os travões quando se apercebe da necessidade de parar.

Para ter uma ideia dos tempos pode ver a tabela abaixa reproduzida no site da escola de condução Invicta.

cálculo estrada

Claro que a distância de paragem dos automóveis é maior em condições meteorológicas adversas. As estradas escorregadias aumentam a distância de travagem e a fraca visibilidade pode aumentar a distância de reflexão do condutor.

As coisas que tornam maior a velocidade de reação

Estado do condutor

O consumo de drogas e álcool durante a condução é ilegal e afeta enormemente o tempo de reação. Outras distrações perigosas incluem a utilização de um telemóvel e o cansaço é outro fator importante.

Estado do automóvel

O estado dos pneus tem um impacto significativo na capacidade de paragem do seu carro. Por esta razão, é crucial evitar conduzir com pneus com pouca pressão ou carecas. Do mesmo modo, a eficácia do sistema de travagem tem um papel importante na rapidez com que o seu automóvel consegue parar.

deixar o carro aquecer

Estado da estrada

Entretanto o estado da estrada é, infelizmente, algo que não pode controlar. Mas deve estar preparado para qualquer eventualidade.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados