Placas gráficas com um NPU? É o próximo passo!

A Computex é um sítio para mostrar produtos, mas também inovações tecnológicas. Sendo exatamente por isso que a PowerColor aproveitou a feira para apresentar um conceito inovador para uma placa gráfica Radeon pensada para o consumidor normal, agora com um processador focado na IA.

Basicamente, a abordagem da empresa envolve a incorporação de uma Unidade de Processamento Neural (NPU) na placa gráfica. Porém, a ideia não é (ainda) aumentar a performance! É apenas para otimizar o consumo de energia.

Placas gráficas com um NPU? É o próximo passo!

Portanto, ao contrário daquilo que a NVIDIA anda a fazer com o RTX AI, que quer apenas focar-se na performance a partir daquilo que uma placa gráfica é capaz de oferecer. Esta alternativa da PowerColor tem como grande objetivo ajustar a potência do GPU em tempo real. Assim, as atuais placas da série Hellhound e Red Devil podem consumir até menos 22%, sem qualquer impacto na performance.

Isto é interessante, porque apesar de não significar mais performance logo à partida. É fácil dizer que menos energia gasta, significa menos aquecimento, e isso acaba sempre por significar níveis de performance mais altos devido ao facto de não ser necessário limitar as frequências de relógio tantas vezes.

Curiosamente, este NPU até oferece 2 modos, Eco e Boost!

No modo Eco, a placa gráfica monitoriza ativamente as alterações de temperatura da GPU e ajusta dinamicamente a velocidade das ventoinhas para reduzir o consumo de energia. Por outro lado, o modo Boost modifica dinamicamente o consumo de energia da GPU. Bem como a dissipação de calor para garantir o máximo desempenho e estabilidade.

Entretanto, como deve imaginar, muitas destas “novidades” já podem ser alcançadas a partir de software. Porém, nada é tão rápido como um NPU. Por isso, poderá ser muito interessante começar a ver este componente a fazer das suas no mais variado tipo de hardware.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados