Bug no Windows 10 está a causar erros muito estranhos!

A Microsoft reconheceu um bug desconhecido na atualização do Windows 10 de maio de 2020 (versão 2004). Assim, surgem avisos ESENT estranhos no Visualizador de eventos. Na prática, este Visualizador é uma ferramenta interna. Mostra um log de aplicações e mensagens do sistema. Nele se inclui também erros e avisos com informações detalhadas.

Bug no Windows 10 está a causar erros muito estranhos!

No Windows 10 versão 2004 quando acede à ferramenta Visualizador de Eventos, vai reparar que surgem vários erros associados à designação ESENT com o código de erro ‘642’. O ESSENT é basicamente um componente DLL usado pelo ESE (ou Extensible Storage Engine). Ou seja, uma tecnologia de armazenamento de dados que facilita as pesquisas no Explorer e no desktop.

bug Windows 10

O ESE também indexa o catálogo de multimédia nos computadores das empresas. Um processo executado assim em segundo plano. Tudo para ajudar o Windows 10 nas pesquisas no sistema operativo.

O problema com o “ESENT 642” foi amplamente relatado pelos utilizadores em vários tópicos de fóruns da comunidade da Microsoft. O mesmo noutras plataformas, incluindo o Reddit.

Assim os utilizadores receiam que esses erros possam levar a problemas de desempenho nas aplicações. O mesmo nos jogos e mais grave ainda, no próprio sistema operativo.

Felizmente, a Microsoft já confirmou que vai resolver o problema com o ESE.

Entretanto e já que falamos de problemas, lembro que depois de aplicarem o patch de Agosto do Windows 10 muitos utilizadores queixaram-se de várias situações muito chatas. Mas embora as questões pareçam afetar mais quem tem um portátil Lenovo ThinkPad, os problemas são agora muito mais globais. O certo é que o Windows 10 está a falhar e não parece haver uma solução à vista.

Tudo começou quando um bug no update KB4566782 do Windows 10 começou a dar origem a muitos BSOD. Ou seja, os famosos erros de ecrã azul. Nessa altura, a Lenovo emitiu um comunicado com uma solução que parecia dar resposta à maioria dos problemas. A questão é que isto agora começou a acontecer com muitas pessoas que têm computadores de outra marca.

Entretanto pode ler mais sobre isto aqui.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Xiaomi Mi 12 e Xiaomi 12X estão a chegar: eis as especificações!

A Xiaomi tem novidades para apresentar no dia 12 de Dezembro. Entretanto os lançamentos, propriamente ditos, podem ocorrer a 16 ou 28 de Dezembro....

Esforço da Intel para Janeiro já sorriu para as câmeras! Mas cuidado

Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, a atual gama de processadores Intel Core 12000 disponível no mercado, não equivale ainda ao poderio total...

Dimensity 7000: o primeiro chipset de 5nm da MediaTek

A marca de chips MediaTek é bastante conhecida, sobretudo nos equipamentos de gama-média e entrada de gama. Entretanto e apesar de estar cada vez...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!