A Microsoft reconheceu um bug desconhecido na atualização do Windows 10 de maio de 2020 (versão 2004). Assim, surgem avisos ESENT estranhos no Visualizador de eventos. Na prática, este Visualizador é uma ferramenta interna. Mostra um log de aplicações e mensagens do sistema. Nele se inclui também erros e avisos com informações detalhadas.
Bug no Windows 10 está a causar erros muito estranhos!
No Windows 10 versão 2004 quando acede à ferramenta Visualizador de Eventos, vai reparar que surgem vários erros associados à designação ESENT com o código de erro ‘642’. O ESSENT é basicamente um componente DLL usado pelo ESE (ou Extensible Storage Engine). Ou seja, uma tecnologia de armazenamento de dados que facilita as pesquisas no Explorer e no desktop.
O ESE também indexa o catálogo de multimédia nos computadores das empresas. Um processo executado assim em segundo plano. Tudo para ajudar o Windows 10 nas pesquisas no sistema operativo.
O problema com o “ESENT 642” foi amplamente relatado pelos utilizadores em vários tópicos de fóruns da comunidade da Microsoft. O mesmo noutras plataformas, incluindo o Reddit.
Assim os utilizadores receiam que esses erros possam levar a problemas de desempenho nas aplicações. O mesmo nos jogos e mais grave ainda, no próprio sistema operativo.
Felizmente, a Microsoft já confirmou que vai resolver o problema com o ESE.
Entretanto e já que falamos de problemas, lembro que depois de aplicarem o patch de Agosto do Windows 10 muitos utilizadores queixaram-se de várias situações muito chatas. Mas embora as questões pareçam afetar mais quem tem um portátil Lenovo ThinkPad, os problemas são agora muito mais globais. O certo é que o Windows 10 está a falhar e não parece haver uma solução à vista.
Tudo começou quando um bug no update KB4566782 do Windows 10 começou a dar origem a muitos BSOD. Ou seja, os famosos erros de ecrã azul. Nessa altura, a Lenovo emitiu um comunicado com uma solução que parecia dar resposta à maioria dos problemas. A questão é que isto agora começou a acontecer com muitas pessoas que têm computadores de outra marca.
Entretanto pode ler mais sobre isto aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!