Inicio Especiais Quer o Windows 10 mais leve e seguro? Instale já esta app!

Quer o Windows 10 mais leve e seguro? Instale já esta app!

Não há como negar. Todos queremos um sistema operativo o mais rápido possível, quer seja para jogar ou para trabalhar. A outra coisa que queremos também é mais segurança. Afinal de contas ninguém quer que os seus dados andem a circular por aí. Foi por isso mesmo que nasceu uma nova app chamada SharpApp. Na prática, permite tirar a tralha do Windows 10 para ficar mais leve ao remover aplicações pré-instaladas que não são necessárias e a aumentar a privacidade, desativando diversas definições de telemetria.

Quer o Windows 10 mais leve e seguro? Instale já esta app!

Quando correm a aplicação os utilizadores têm acesso a uma interface onde podem optar por três templates de privacidade diferentes. Conforme mostra a imagem abaixo temos um template mais básico, outro profissional e ainda um avançado. Mas o que é que isto significa?

Windows 10 leve

Se estiver a utilizar o SharpApp pela primeira vez, a MirinSoft recomenda que todos os utilizadores  optem pelo Modelo básico, que já está pré-instalado, para ativar várias configurações de privacidade no Windows 10. Também recomendam que todos os utilizadores executem este modelo sempre que atualizarem o Windows 10.

Entretanto para adicionar mais funcionalidades, os utilizadores também podem optar pelos outros dois modos para executarem a remoção interativa ou automática de aplicações Windows pré-instaladas, desativar a recolha de dados ou executar outras tarefas.

Para usar um modelo instalado, tem de ir à secção Scripting e escolher Installed PowerShell scripts. O SharpApp vem com os scripts appsPrivacyTemplate (desabilita a recolha de dados em aplicações de terceiros) e os scripts basicPrivacyTemplate (desabilita a recolha de dados do Windows 10).

Windows 10 leve

Quando seleciona um script específico, surge uma descrição do que será alterado. Assim saberá sempre o que foi feito no seu sistema.

Já para se livrar da tralha no Windows 10 e remover as aplicações que estão a mais pode usar o ‘Interactive template e posteriormente executar o script Windows10Debloater.

Windows 10 leve

Esse processo pode demorar algum tempo, por isso, seja paciente enquanto estiver em execução. Entretanto o botão ‘Run Script’ muda o nome para ‘Processing’.

A aplicação está disponível para download aqui.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

O Facebook quer ser a aplicação de mensagens ‘default’ do iPhone!

Há muitos anos que o Facebook deixou de ser uma simples rede social, estamos a falar de uma gigantesca empresa detentora da maior rede...

HarmonyOS 2.0 prepara-se para atacar PCs, TVs e smartphones

A Huawei resolveu assinalar o aniversário do lançamento da primeira Smart TV da Huawei com o sistema operativo Hongmeng, ou se preferir, HarmonyOS. A...

(Rumor) Marvel’s Spider-Man na PS Plus de Outubro!?

O exclusivo Sony PlayStation 4 'Marvel's Spider-Man' é na opinião de muitos jogadores, um dos melhores jogos da atual geração de consolas! Sendo também...

Os novos iPhone 12 irão ser anunciados no dia 13 de Outubro!

Normalmente, quando não temos uma epidemia às costas, a Apple apresenta e lança os seus novos iPhones em setembro! Ao patrocinar um gigantesco evento...

Google Play Store: descobertas novas apps perigosas! Apague já

Existem descobertas que surgem quando menos esperamos, inclusive na Play Store. De facto, uma rapariga de 12 anos que vive na República Checa estranhou...