Quer o Windows 10 mais leve e seguro? Instale já esta app!

Não há como negar. Todos queremos um sistema operativo o mais rápido possível, quer seja para jogar ou para trabalhar. A outra coisa que queremos também é mais segurança. Afinal de contas ninguém quer que os seus dados andem a circular por aí. Foi por isso mesmo que nasceu uma nova app chamada SharpApp. Na prática, permite tirar a tralha do Windows 10 para ficar mais leve ao remover aplicações pré-instaladas que não são necessárias e a aumentar a privacidade, desativando diversas definições de telemetria.

Quer o Windows 10 mais leve e seguro? Instale já esta app!

Quando correm a aplicação os utilizadores têm acesso a uma interface onde podem optar por três templates de privacidade diferentes. Conforme mostra a imagem abaixo temos um template mais básico, outro profissional e ainda um avançado. Mas o que é que isto significa?

Windows 10 leve

Se estiver a utilizar o SharpApp pela primeira vez, a MirinSoft recomenda que todos os utilizadores  optem pelo Modelo básico, que já está pré-instalado, para ativar várias configurações de privacidade no Windows 10. Também recomendam que todos os utilizadores executem este modelo sempre que atualizarem o Windows 10.

Entretanto para adicionar mais funcionalidades, os utilizadores também podem optar pelos outros dois modos para executarem a remoção interativa ou automática de aplicações Windows pré-instaladas, desativar a recolha de dados ou executar outras tarefas.

Para usar um modelo instalado, tem de ir à secção Scripting e escolher Installed PowerShell scripts. O SharpApp vem com os scripts appsPrivacyTemplate (desabilita a recolha de dados em aplicações de terceiros) e os scripts basicPrivacyTemplate (desabilita a recolha de dados do Windows 10).

Windows 10 leve

Quando seleciona um script específico, surge uma descrição do que será alterado. Assim saberá sempre o que foi feito no seu sistema.

Já para se livrar da tralha no Windows 10 e remover as aplicações que estão a mais pode usar o ‘Interactive template e posteriormente executar o script Windows10Debloater.

Windows 10 leve

Esse processo pode demorar algum tempo, por isso, seja paciente enquanto estiver em execução. Entretanto o botão ‘Run Script’ muda o nome para ‘Processing’.

A aplicação está disponível para download aqui.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também