Quer o Windows 10 mais leve e seguro? Instale já esta app!

Não há como negar. Todos queremos um sistema operativo o mais rápido possível, quer seja para jogar ou para trabalhar. A outra coisa que queremos também é mais segurança. Afinal de contas ninguém quer que os seus dados andem a circular por aí. Foi por isso mesmo que nasceu uma nova app chamada SharpApp. Na prática, permite tirar a tralha do Windows 10 para ficar mais leve ao remover aplicações pré-instaladas que não são necessárias e a aumentar a privacidade, desativando diversas definições de telemetria.

Quer o Windows 10 mais leve e seguro? Instale já esta app!

Quando correm a aplicação os utilizadores têm acesso a uma interface onde podem optar por três templates de privacidade diferentes. Conforme mostra a imagem abaixo temos um template mais básico, outro profissional e ainda um avançado. Mas o que é que isto significa?

Windows 10 leve

Se estiver a utilizar o SharpApp pela primeira vez, a MirinSoft recomenda que todos os utilizadores  optem pelo Modelo básico, que já está pré-instalado, para ativar várias configurações de privacidade no Windows 10. Também recomendam que todos os utilizadores executem este modelo sempre que atualizarem o Windows 10.

Entretanto para adicionar mais funcionalidades, os utilizadores também podem optar pelos outros dois modos para executarem a remoção interativa ou automática de aplicações Windows pré-instaladas, desativar a recolha de dados ou executar outras tarefas.

Para usar um modelo instalado, tem de ir à secção Scripting e escolher Installed PowerShell scripts. O SharpApp vem com os scripts appsPrivacyTemplate (desabilita a recolha de dados em aplicações de terceiros) e os scripts basicPrivacyTemplate (desabilita a recolha de dados do Windows 10).

Quando seleciona um script específico, surge uma descrição do que será alterado. Assim saberá sempre o que foi feito no seu sistema.

Já para se livrar da tralha no Windows 10 e remover as aplicações que estão a mais pode usar o ‘Interactive template e posteriormente executar o script Windows10Debloater.

Esse processo pode demorar algum tempo, por isso, seja paciente enquanto estiver em execução. Entretanto o botão ‘Run Script’ muda o nome para ‘Processing’.

A aplicação está disponível para download aqui.

Fonte

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!