Bose foi alvo de um sofisticado ataque de ransomware!

Ninguém está a salvo de ataques de ransomware. De facto, nem um dos maiores players no campo dos sistemas de áudio. Falo, claro, da Bose. Esta empresa sofreu um ataque de ransomware e de facto, não foi nada pequeno. Esta informação chegou através de uma notificação oficial e ao que parece tudo se deveu a um ataque muito sofisticado feito à Bose. Isto resultou na instalação de malware nos sistemas deste fabricante!

Bose foi alvo de um sofisticado ataque de ransomware!

Assim este ataque foi descoberto pela Bose no dia 7 de Março de 2021 e só agora foi tornado público.

Entretanto esta empresa contratou vários especialistas em segurança externos à empresa para se determinar quais os dados a que tiveram acesso e se ocorreu alguma fuga de informação.

Quando investigava este ataque de ransomware à sua rede, este fabricante de áudio descobriu que os criminosos conseguiram aceder às informações pessoais de colaboradores. Esta descoberta ocorreu a 29 de Abril deste ano. Nelas estão também incluídas as informações de ex-colaboradores.

ransomware, Bose ataque

Entretanto a Bose não encontrou evidências de que esta informação tenha saído para fora da empresa. Nem esta nem outras. Apesar disso, este fabricante confirmou que os atacantes conseguiram o acesso a um conjunto limitado de pastas.

A Bose tem estado muita atenta e não recebeu qualquer notificação, nem encontrou dados à venda ou disponíveis em fóruns ilegais.

Já diz o ditado que casa roubada, trancas à porta. Assim foram tomadas várias medidas para se impedir ataques futuros como revela o site Bleeping Computer.

Assim adicionou-se uma proteção mais eficaz em endpoints e servidores para melhorar a proteção contra ataques futuros. Realizou-se também várias análises forenses. Isto para se perceber o que aconteceu. Também como prevenir futuros eventos. Claro que se bloqueou os ficheiros maliciosos utilizados no ataque. Do mesmo modo alterou-se as palavras-passe para todos os utilizadores. O mesmo com as chaves de acesso para todos os serviços. Todas as pessoas envolvidas no incidente estão notificadas.

Ou seja, num cenário complicado de um ataque ocorrido em Março, a Bose agiu muito bem. Lidou com rapidez com o ataquem, fechou as portas e notificou quem de direito.

Ninguém está a salvo e depois de um problema destes, importa ser-se rápido. Foi o que aconteceu com a Bose.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Microsoft confirmou. TPM 2.0 é obrigatório! Até nas máquinas virtuais

O Windows 11 está mesmo prestes a chegar ao mercado, visto que a sua data de lançamento já foi antecipada do 11.11 para o...

AMD vai ter placas muito mais rápidas (mas mais caras) em 2022!

Esta não é a primeira vez que vemos alguns rumores a falar acerca da nova geração de placas gráficas AMD Radeon, mas uma coisa...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!