A Intel confirmou ontem que o seu processo de 7nm chegou finalmente a um ponto em que é possível começar a pensar na produção de chips para o mercado de consumo. Mas calma! Apesar do facto de que a Intel precisa de um novo e mais avançado processo de produção, como de pão para a boca… Estes 7nm apenas deverão chegar ao mercado em 2022 ou 2023.
Intel parece ter finalizado o processo de 7nm! Aleluia!
Portanto, não é novidade para ninguém que a Intel tem passado um mau bocado com os seus processos de produção, ficando literalmente presa nos 14nm durante uma série de anos ‘extra’. A coisa ficou tão grave, que a gigante azul dos microprocessadores até perdeu a liderança do mercado de processadores para a rival AMD… Uma rival, que esteve quase falida!
Dito tudo isto, nos últimos meses, para dar a volta à situação, a Intel até fechou alguns acordos com a TSMC, para muito resumidamente ser capaz de dar o salto para processos mais avançados. No entanto, isto nunca significou um fim do desenvolvimento de novos processos na sede da Intel, como este anúncio agora prova.
Em suma, a Intel parece estar a preparar-se para utilizar o seu processo de 7nm (que em termos de densidade e performance, deverá rivalizar o processo de 5nm da TSMC), para dar vida à décima quarta geração de processadores Intel Core (Core 14000), com o nome de Meteor Lake. Esta gama de processadores deverá chegar ao mercado em 2023, mantendo suporte à gama de motherboards Intel 600 que entretanto deverá chegar ao mercado ainda em 2021.
Great way to start the week! We are taping in our 7nm Meteor Lake compute tile right now.
A well-deserved celebration by the team on this milestone. #IAmIntel #Innovation pic.twitter.com/oHYhFvo3iF
— Gregory M Bryant (@gregorymbryant) May 24, 2021
Core 12000: A nova geração Intel vai obrigar à troca dos coolers!
Caso não saiba, a Intel está neste momento a preparar o lançamento de uma nova gama de processadores para a segunda metade do ano. Que deverá ser acompanhada por um novo socket. Sim, o socket LGA 1200 vai durar pouco tempo! Visto que vai dar o seu lugar ao socket LGA 1700, isto ainda durante o ano de 2021.
Entretanto, leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!