Bluetooth: É uma tecnologia dolorosa e complicada!

O Bluetooth é uma tecnologia popular e extremamente importante para a grande maioria dos consumidores. Seja para ligar os auscultadores ao telemóvel, ou ligar o rato sem fios ao computador, é um nome conhecido por todos, sendo na verdade uma autêntica maravilha do mundo da tecnologia, por sua vez, com um profundo impacto na vida de todos nós.

Uma maravilha da tecnologia? Não é um exagero? Não! O Bluetooth traz várias dores de cabeça associadas, muitas delas, bastante antigas, e que teimam em desaparecer. É uma confusão!

Bluetooth: É uma tecnologia dolorosa e complicada!

Portanto, como deve imaginar, o Bluetooth é essencial para o atual mundo tecnológico. No entanto, também tem várias fragilidades associadas, sendo exatamente por isso que algumas gigantes do mundo mobile já estão à procura de outras tecnologias, menos complexas, e mais poderosas, para continuar a inovar no mundo da música sem fios.

Afinal de contas, até a constante evolução do padrão Bluetooth acaba por ser uma desvantagem no grande esquema das coisas.

Afinal de contas, é um padrão que está sempre a melhorar, mas claro, tem obrigatoriamente de ter sempre em conta a retro compatibilidade. O que claro está, significa suporte a aparelhos extremamente antigos!

- Advertisement -

Tudo isto implica problemas de conexão entre aparelhos, bem como deficiências na proteção. (É por isto que o Bluetooth é quase sempre um risco no mundo da privacidade e segurança! Especialmente porque é impossível andar a atualizar firmwares a aparelhos mais antigos!)

O servir para tudo também acaba por ser um problema!

O Bluetooth serve para transferência de ficheiros, controlo de aparelhos à distância, streaming de música, etc… Por isso mesmo, acaba por ser um protocolo extremamente complexo.

A coisa fica ainda mais complicada, e obviamente dolorosa para os developers, quando percebemos que cada tipo de aparelho tem uma forma de ligação diferente. (É por isto que aparelhos diferentes têm modos de emparelhamento também eles diferentes.)

Existe mais que um tipo de Bluetooth!

Caso não saiba, existe o Bluetooth Classic e o Bluetooth Low Energy. Nem todos os aparelhos suportam ambos, e para emparelhar dois dispositivos, é necessário que suportem o mesmo exato tipo.

Largura de banda é cada vez mais um problema!

Em cima, dissemos que algumas empresas já estão a investigar o que poderá vir a seguir ao BT, para a partilha de conteúdo multimédia de alta qualidade, sem fios.

Porquê? Porque, à medida que o tempo passa, a quantidade de dados começa a ser incomportável para a tecnologia, como é o exemplo do streaming de música Lossless.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.