GeForce RTX 4070 ou 4070 Ti? Em 2022? Pode esquecer!

Como deve saber, a NVIDIA lança sempre uma gigantesca gama de placas gráficas, para todos os gostos, e todas carteiras, quando chega a altura de lançar uma nova geração. Começando sempre pelas versões mais poderosas.

No entanto, é inegável que para o entusiasta menos endinheirado, a magia está quase sempre nas placas em que o nome termina com o número ’70’.

Estamos a falar das GTX 970, GTX 1070, GTX 2070, RTX 3070, e ademais versões Ti ou Super, que têm sido lançadas nos últimos 6 anos. Placas que oferecem quase sempre o sweet spot, ao conseguirem conjugar performance, funcionalidades, e claro, um preço ‘justo’.

Dito isto, como deve imaginar, em 2022, os entusiastas estão novamente com o entusiasmo em máximos históricas, graças às muitas dicas, leaks, e rumores, que têm chegado à Internet, relativamente a uma nova aposta na RTX 4070, a um preço a rondar os 500€~600€.

Informações que apontam para uma NVIDIA a querer repetir a estratégia do ano passado, com a RTX 3070, mas que infelizmente não foi capaz de implementar, devido à crise das placas gráficas, patrocinada pela loucura do mining, e posteriormente por todos os problemas de produção.

Pois bem, a RTX 4070 vai ser uma realidade, mas não em 2022.

A NVIDIA não quer canibalizar as vendas das atuais RTX 30, e por isso mesmo, em vez de lançar a RTX 4090, seguida da RTX 4080, e finalmente da RTX 4070… A gigante das placas gráficas vai lançar a RTX 4090 em Outubro, e em Novembro, duas versões diferentes da RTX 4080.

Está pronto?

RTX 4070 ou RTX 4070 Ti? Esqueça! NVIDIA vai apostar em duas RTX 4080!

Porquê lançar uma RTX 4090 e duas versões da RTX 4080?

É muito simples… A NVIDIA quer oferecer placas RTX 40 com níveis de performance muito superiores ao que temos na atual geração.

Afinal de contas, a RTX 4090 deve ser 80% mais rápida que a RTX 4090 Ti! Isto enquanto ambas as versões da RTX 4080 deverão ficar entre os 30~60%, relativamente à atual topo de gama.

Por sua vez, a RTX 4070 deverá igualar a RTX 3090, ou no máximo, chega aos calcanhares da versão Ti. O que levanta uma questão… Quem vai comprar uma RTX 3080, 3090 ou 3090 Ti, quando a RTX 4070 oferece um nível de desempenho similar ou superior, a um preço mais em conta? Ninguém!

Foi exatamente isso que a NVIDIA pensou, e é exatamente por isso que vamos dar as boas vindas a uma RTX 4080 com 16GB, e outra com 12GB, que além de contar com menos memória VRAM disponível, vai trazer um nível de performance mais próximo ao de uma suposta RTX 4070 Ti.

RTX 4080 diferentes? Na memória e na performance!

Lembra-se das GTX 1060 com 3GB e 6GB? É um exemplo perfeito para o que vai acontecer aqui.

O nível de performance vai diferir, e muito, entre modelos. Ao fim ao cabo, como pode ver na imagem em cima (cortesia do VideoCardz), a versão de 12GB vai ter um corte de ~21% no número de núcleos de processamento disponíveis, isto além de um corte no barramento, que cai para 192-bit, comparativamente aos 256-bit da versão mais apetrechada da RTX 4080 com 16GB.

Curiosamente, é esperado que a versão da RTX 4080 com 12GB ofereça frequências superiores. Mas isto deve ser irrelevante, devido aos cortes no GPU, e também ao corte na velocidade da memória GDDR6X (21 Gbps vs 23 Gbps).

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que faz sentido dois produtos, com o mesmo nome, mas níveis de performance tão díspares?

 

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Box Android IPTV barata: os riscos ocultos que tem de conhecer!

As boxes Android IPTV estão cada vez mais populares, prometendo acesso a uma vasta gama de conteúdos de streaming a preços acessíveis. No entanto,...

Vigilantes da estrada: uma espécie de Waze no Facebook!

Há quem diga que as redes sociais vieram trazer várias coisas negativas. No entanto, isto nem sempre corresponde à verdade. De facto, existem grupos...

Já pode descarregar torrents no iPhone sem precisar de Jailbreak!

Há muito que a Apple proibiu as aplicações de torrents na sua App Store, uma vez que estas ferramentas são frequentemente utilizadas para infringir...

Google prepara revolução na Google Play Store! Veja

Um dos elementos mais importantes para quem tem um smartphone da Google é sem dúvida a loja de aplicações. Para além disso, acaba por...

Mito ou verdade: o ar condicionado causa dor de garganta?

É suposto o ar condicionado tornar a nossa vida mais confortável. Normalmente, funciona. No entanto, há alturas em que o ar condicionado pode provocar...

Automóveis autónomos não querem que faça o dedo do meio!

A General Motors está determinada em preparar o caminho para um futuro em que os carros autónomos e os veículos autónomos façam mais sentido....

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados