A Intel sabe que a AMD não está para brincadeiras com os seus novos Ryzen 7000 (Zen 4 5nm), especialmente porque, alguns meses depois, logo no primeiro trimestre de 2023, vamos ver o lançamento dos ainda mais poderosos Ryzen 7000X3D, por sua vez equipados com V-Cache 3D. (A mesma exata tecnologia que deu 15% de performance ao Ryzen 7 5800X3D).
É exatamente por isso que a Intel vai apostar tudo o que tem para ficar nos tops da performance com os seus novos Core 13000 ‘Raptor Lake’. Chegando ao ponto de conseguir oferecer um processador capaz de tocar nos 6GHz, sem OC.
Intel Core i9-13900KS vai ser o primeiro a chegar aos 6GHz
Portanto, ao que tudo indica, o Intel Core i9-13900KS vai ser o primeiro processador do mundo capaz de chegar aos 6GHz, via algoritmos de Boost, sem OCs em cima. Um aumento de 300MHz, face aos 5.7GHz do Core i9-13900K.
Entretanto, relativamente ao aumento de performance dentro das gamas Intel, os novos processadores Raptor Lake oferecem um aumento de 15% no campo single-thread, e 41% no campo multi-thread. Os ganhos estão em melhorias arquiteturais, mas também num aumento muito significativo das frequências de relógio.
A Intel está a lançar o que tem de melhor, e muito provavelmente, vai ficar à frente da AMD. O problema é se fica à frente apenas alguns meses… Ao fim ao cabo, como dissemos em cima, a AMD já tem uma resposta para tudo isto, na forma dos Ryzen 7000X3D.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? A frequência interessa assim tanto? Será possível controlar este processador, com estas frequências, com um cooler minimamente normal, ou vai ser necessário investir a sério num cooler mais robusto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários situada um pouco mais em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!