Numa altura em que a União Europeia está a dar o tudo por tudo para que os aparelhos eletrónicos durem mais tempo, ao obrigar as fabricantes a disponibilizar muitos dos componentes críticos para reparações fáceis, rápidas e baratas, eis que a Apple decidiu fazer algo na direção oposta.
Afinal de contas, com um aumento ligeiro na capacidade da bateria dos novos iPhone 14, eis que o preço das baterias aumentou, e bem. Ao fim ao cabo, em várias regiões, trocar a bateria do iPhone ficou 50% mais caro.
Mas este aumento parece ter um objetivo muito bem definido!
Mudar a bateria do iPhone ficou 50% mais caro
Portanto, nos Estados Unidos, enquanto uma troca de bateria custava cerca de 69$ com o iPhone 13, agora, com o iPhone 14, este valor subiu para os 99$. Um aumento de 43%!
O que levanta uma questão… Isto é um aumento justificado, ou é uma estratégia?
Na minha opinião pessoal, é uma forma de vender mais planos AppleCare e AppleCare+! Uma estratégia que começa a aparecer em mais fabricantes mobile, como é o caso da Samsung no lado Android.
Caso não saiba, dentro destes programas, muitas reparações são gratuitas, ou têm um preço irrisório associado. No entanto, também obrigam o utilizador a pagar uma subscrição mensal, ou anual, que tudo junto… Pode significar muito dinheiro para as empresas.
Especialmente porque nem todos os utilizadores têm mãos de manteiga, e provocam danos sérios aos seus aparelhos de forma assim tão consistente
Este aumento vai chegar a Portugal?
Ainda é cedo para dizer, mas a rede de reparações (autorizada) em Portugal é controlada pela Apple. Por isso, não seria estranho ver este aumento neste pequeno pedaço de terra à beira mar plantado.
Está tudo a aumentar, é o preço do iPhone, são as suas reparações… Enfim.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!