Se anda a fazer isto a bateria do seu telemóvel vai durar menos!

Se há uma coisa que impede os smartphones de funcionar, é a duração da bateria. Por muito bons que sejam os mais recentes dispositivos iPhone e Android, sabemos que teremos de os carregar todas as noites, como sempre fizemos. Então, quais são as coisas que mais contribuem para a bateria do telemóvel durar menos?

Se anda a fazer isto a bateria do seu telemóvel vai durar menos!

Carregar demasiado o seu telemóvel

Carregar o seu telemóvel pode ter um impacto negativo na duração da bateria. O carregamento frequente faz com que a bateria se degrade mais rapidamente. Cada ciclo de carregamento – passando de 100% para 0% e vice-versa – contribui para o desgaste dos componentes químicos da bateria. Isto especialmente nas baterias de iões de lítio normalmente encontradas nos smartphones.

O carregamento excessivo, manter a bateria constantemente a 100%, e a exposição a calor excessivo podem acelerar ainda mais este processo de degradação. Para prolongar a vida útil da sua bateria, recomendamos que carregue o telemóvel apenas quando necessário e evite deixá-lo ligado à corrente desnecessariamente depois de ter atingido a carga máxima.

Aumentar o brilho do ecrã faz a bateria do telemóvel durar menos

O ecrã do seu telemóvel está a consumir muita bateria. Quanto mais brilhante for o ecrã, mais energia consome. Isto acontece porque a luz de fundo do ecrã, responsável pela iluminação do ecrã, requer energia para funcionar.

reparar o ecrã do telemóvel, Circle to Search S24, iPhone 17 galaxy, Android Auto no Galaxy S24. Ecrãs Galaxy S24 problemas

No entanto, muitos smartphones modernos têm agora ecrãs OLED, que não necessitam de retroiluminação. No entanto, a premissa é a mesma para os ecrãs OLED. Em vez de uma luz de fundo, cada pixel num ecrã OLED é uma fonte autónoma de cor e luz. Assim, quanto mais brilhantes forem esses pixéis, mais energia é necessária.

Permitir que as aplicações que não utiliza acedam à sua localização

O brilho do ecrã é uma coisa relativamente óbvia que consome bateria, mas uma coisa em que pode não pensar são os serviços de localização em execução em segundo plano. Quando os serviços de localização estão ativos, o receptor GPS, o Wi-Fi e a ligação móvel do seu telemóvel estão continuamente ligados para determinar a sua localização com precisão.

É por isso que é importante prestar atenção à forma como o Android e o iPhone apresentam as permissões de localização. Ambas as plataformas permitem-lhe escolher “Enquanto utiliza a aplicação” para aceder à localização. Deverá dar atenção às aplicações que permite que acedam “sempre” à sua localização. A sua bateria vai agradecer-lhe.

Notificações que despertam constantemente o ecrã

Voltemos a falar de ecrãs. Como já referimos, consomem muita bateria. Naturalmente, quanto mais o ecrã estiver ligado, mais bateria irá consumir. Uma pequena coisa que pode ter um grande impacto são as notificações que acordam constantemente o ecrã.

E não se trata apenas do ecrã. Sempre que acorda o seu telemóvel, uma série de sensores e processos ganham vida. Quando o seu telemóvel está inativo, determinadas aplicações e atividades são colocadas em modo de espera. Assim, não só cada notificação está a alimentar o ecrã, que consome muita energia, como também está a impedir que o telefone fique inativo.

Assistentes de voz a ouvir comandos de despertar

Os assistentes de voz que ouvem comandos de despertar, como “Hey Siri” no iPhone ou “Okay Google” nos dispositivos Android, podem ter um impacto notável na duração da bateria. De facto, normalmente dizem-lhe isto quando ativa a funcionalidade. Os assistentes de voz funcionam em segundo plano, monitorizando constantemente a entrada de áudio do microfone do dispositivo para detetar o comando de ativação.

Apple TV consola, bateria do telemóvel durar menos

A escuta constante de comandos de ativação específicos exige que o processador e o microfone do dispositivo permaneçam ativos, o que consome mais energia. Se esta é uma funcionalidade que utiliza com frequência, a compensação em termos de duração da bateria vale provavelmente a pena. Mas se nunca utiliza os comandos de despertar com o seu telemóvel, é uma boa ideia certificar-se de que não estão sempre a ouvir.

Procurar Wi-Fi quando está longe de casa

O Wi-Fi é ótimo… quando está perto de uma rede. Se estiver longe da sua rede doméstica e de quaisquer outras redes Wi-Fi conhecidas, o seu telemóvel continuará a procurar redes disponíveis, gastando a bateria no processo. Isto é particularmente notório em áreas com uma elevada densidade de redes Wi-Fi ou quando se desloca entre diferentes locais onde existem redes disponíveis.

wi-fi. calling, smartphone

O que pode fazer para impedir isto? Bem, para começar, desligue o Wi-Fi quando não estiver em casa. É certo que isso é bastante irritante e fácil de esquecer. O Android tem uma funcionalidade que pode fazer isto automaticamente por si. O iPhone não tem uma funcionalidade semelhante.

Manter os sensores não utilizados ativados

Tal como o Wi-Fi, há uma série de outros sensores no seu telemóvel que pode desligar quando não são necessários. Coisas como Bluetooth, NFC e GPS. Embora não consumam muita bateria, não há necessidade de os manter activados se não estiverem a ser utilizados. Não mantenha o Bluetooth ativado se não tiver um smartwatch ou auscultadores sem fios. Não mantenha o NFC ativado se nunca utilizar os pagamentos e por aí fora.

Agora já sabe o que faz a bateria do telemóvel durar menos.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Com este truque vai despachar o trabalho muito mais depressa!

Despachar o trabalho muito mais depressa é algo que todos queremos mas nem sempre conseguimos alcançar. No entanto a verdade é que está nas...

Netflix é completamente contra descontos no streaming

Quanto a si não sei, mas cá por casa, pago Netflix, HBO Max, Spotify, Prime, Disney+ e PS Plus! Uma despesa mensal considerável, que...

Tem mesmo de conhecer este truque no Google Maps!

Nos seus esforços para ir do ponto A ao ponto B utilizando o Google Maps, irá ocasionalmente querer encontrar algo. Assim pode ser uma...

Luz do motor acende e não fica estática! Sabe porquê?

Está a conduzir tranquilamente quando, de repente, o painel de instrumentos se ilumina com uma luz do motor que não fica estática. Pode ignorá-la...

Os sinais que a centralina do seu carro está a falhar

A centralina é um componente crucial num automóvel, uma vez que atua como o cérebro que controla várias funções do motor. Funciona em conjunto...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados