Autonomia nos smartphones já não é importante! Concorda?

Apesar das muitas inovações que têm chegado aos smartphones a verdade é que os smartphones atuais não parecem manter a carga durante muito mais tempo do que os antigos. Então o que se passa? É que eventualmente a autonomia nos smartphones já não é importante!

Autonomia nos smartphones já não é importante! Concorda?

A maioria das pessoas não precisa de um telemóvel com uma bateria gigante ou com dias de autonomia.

- Publicidade -

Existem smartphones com uma bateria de longa duração. Não se trata de um problema tecnológico que não sabemos como resolver. Se colocarmos uma bateria grande num telefone com uma CPU fraca e um ecrã de baixa resolução, ela durará dias. Com a configuração correta, poderíamos prolongar essa bateria durante semanas. Mas o objetivo não é esse.

Porque é que os smartphones não funcionam muito mais tempo?

Sabemos como fazer com que os nossos telemóveis durem muito tempo. O problema é que também queremos que os nossos telemóveis façam muito mais. Não queremos apenas que o smartphone faça chamadas e envie mensagens com imagens. Queremos que o telemóvel substitua o meu computador portátil. Os nossos telemóveis já destruíram a máquina fotográfica digital e estão a chegar às consolas de jogos. Todas essas coisas têm uma duração de bateria medida em horas, não em dias.

Imagine se o processador Snapdragon do próximo ano não fosse mais potente, mas fosse mais eficiente. Isto não iria impressionar muito.

peças americanas, QUalcomm, covid-19 chipsets

Por que não melhorar a duração da bateria e as especificações de hardware? Bem, é isso que as empresas estão a fazer. Mas há aqui uma armadilha. As melhorias no hardware implicam maiores exigências de energia que anulam as melhorias na eficiência do software. Por outras palavras, não teríamos dispositivos mais potentes capazes de funcionar durante o mesmo período de tempo que os nossos telemóveis mais antigos se não tivesse havido também melhorias na duração da bateria ao longo do caminho.

Um carregamento mais rápido e cómodo é mais importante

O que a maioria dos fabricantes de smartphones já percebeu é que melhorar a duração da bateria tem um impacto cada vez menor na experiência do utilizador. O que faz diferença é mostrar a rapidez com que nossos telefones recarregam. Quando o OnePlus 12 consegue recarregar uma grande parte da sua bateria em 10 minutos, quem é que se importa se dura um dia ou dois entre carregamentos? Pode reabastecer o seu telemóvel no tempo que demora a ir à casa de banho. É provável que esteja a 100% antes de terminar o duche.

carregar um smartphone Galaxy, explodir o telemóvel, gastar bateria do smartphone, android bateria gasta rapidamente

É a mesma dinâmica que se aplica aos automóveis eléctricos. As pessoas preocupam-se com a autonomia, mas é a velocidade de carregamento que faz mais diferença na sua viagem. Para a maior parte das pessoas, é menos importante saber se o carro pode percorrer duzentos ou trezentos quilómetros do que saber se o carro demora trinta minutos ou uma hora e trinta minutos quando chega a altura de o ligar à corrente.

Os nossos telemóveis chegaram a um ponto em que a ansiedade da autonomia já não é um medo real para a maioria das pessoas. O carregamento é suficientemente fácil e rápido para não ser um grande problema.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.