Android 15: as novidades que o seu smartphone vai receber!

É verdade que a Google aproveitou a sua conferência para programadores para dar um foco especial à inteligência artificial. No entanto o Android 15 e muitas outras coisas também não ficaram esquecidas. De facto, ficámos a saber que uma das características principais do novo sistema operativo da Google será a segurança. Assim é seguro dizer-se que o Android 15 será o sistema operativo da Google mais seguro de sempre. As razões explicamos já a seguir. Vamos então olhar para as novidades do Android 15 que o seu smartphone vai receber.

Android 15: as novidades que o seu smartphone vai receber!

Deteção de ameaças em tempo real

Uma das actualizações mais significativas da segurança do Android será a deteção de ameaças em tempo real, que a Google e os seus parceiros de hardware planeiam implementar ainda este ano. Utilizando a IA no dispositivo, o Google Play Protect irá procurar comportamentos suspeitos relacionados com permissões sensíveis e outras interações com aplicações ou serviços. Se uma aplicação se comportar de uma forma que acione um sinal de alerta, será enviada para a Google para análise adicional. Se for considerada uma ameaça, a Google avisará os utilizadores ou até descativará remotamente a aplicação.

- Publicidade -

android 15 smartphone

Proteção melhorada contra fraudes e burlas

Outra melhoria de segurança bem-vinda no Android é a proteção melhorada contra fraudes e burlas, conseguida através de uma segurança de palavra-passe única (OTP) melhorada e de implementações adicionais de definições restritas do Android. A primeira parece surgir em resposta ao facto de os dados de notificação se utilizarem como vetor de ataque por agentes maliciosos que pretendem obter acesso aos smartphones. Já a segunda melhora o equilíbrio entre liberdade e confiança para as aplicações que necessitam de permissões profundas do sistema.

Além disso, as definições restritas no Android 15 serão expandidas, tornando mais difícil para as aplicações maliciosas utilizarem as permissões do sistema para efetuarem ataques. As definições restritas adicionam passos extra se a aplicação que as solicita tiver sido carregada a partir da Internet.

Segurança contra ataques de engenharia social

Os ataques mais comuns começam com engenharia social, em que as pessoas são enganadas para divulgarem informações privilegiadas. Em muitos casos, os hackers pedem aos alvos que partilhem o seu ecrã ou que lhes dêem acesso remoto ao seu dispositivo, para que possam ver as OTPs ou credenciais da vítima, como nomes de utilizador e palavras-passe. Por isso, a Google está a introduzir novas medidas para combater estas vulnerabilidades no Android 15.

As notificações sensíveis, como as OTPs, desaparecem quando a partilha de ecrã estiver ativada. Além disso, o seu ecrã será ocultado quando introduzir credenciais de início de sessão, informações de pagamento e outros dados privilegiados. Entretanto os utilizadores do Android poderão optar por partilhar apenas aplicações específicas através da partilha de ecrã, em vez de todo o ecrã.

Segurança móvel melhorada

As redes são outro vetor comum de ataque para roubar as suas informações. Os atacantes podem utilizar dispositivos para falsificar torres de telemóvel, convencendo assim o seu dispositivo a deixar a rede legítima e a ligar-se ao ponto de acesso falso do atacante. Estes dispositivos, também conhecidos como stingrays, utilizam-se tanto por hackers como por agentes da autoridade para recolher dados contra a sua vontade. A partir do Android 15, a Google está a implementar medidas de combate a este tipo de ataques.

A primeira destas medidas notificará os utilizadores do Android se a sua ligação à rede móvel não estiver encriptada. Além disso, a Google está a implementar algo chamado transparência na divulgação de identificadores, que alertará os utilizadores se uma falsa estação de base ou outra ferramenta de vigilância estiver a desviar os seus dados de localização.

Bloqueio de ecrã automático alimentado por IA

Outra área de segurança em que a Google se está a concentrar é a proteção contra roubo. Não é segredo que o roubo de smartphones é um crime incrivelmente comum, por isso as novas funcionalidades do Android centram-se nas proteções antes, durante e depois de um roubo. Estas funcionalidades chegam aos dispositivos com Android 10 e seguintes.

Em primeiro lugar, a proteção contra reposição de fábrica está a melhorar de modo a que, se um criminoso conseguir apagar um telemóvel roubado, será necessário introduzir as credenciais do dispositivo ou da conta Google do proprietário antes de o poder configurar novamente. Além disso, para desativar a opção Encontrar o meu dispositivo ou prolongar o tempo limite do ecrã, será necessário introduzir um PIN, uma palavra-passe ou uma autenticação biométrica.

Temos também uma proteção que entra em ação quando o seu dispositivo se move rapidamente de uma forma que sugere roubo. Utilizando a IA da Google, quando esse movimento se deteta, o dispositivo bloqueia automaticamente. Se o ladrão tentar desligar o dispositivo das redes, o telemóvel também fica bloqueado.

A Google também está a adicionar uma funcionalidade chamada espaço privado. Assim adiciona uma partição bloqueada a um dispositivo Android onde se podem guardar aplicações e ficheiros sensíveis.

Estas são as principais novidades do Android 15 que vão chegar ao seu smartphone Android.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.