As televisões com o sistema operativo da Google vão começar a receber o Android 14 em breve. Isto significa mais flexibilidade em termos de modos de poupança de energia e acessibilidade para as TVs. Os programadores também terão acesso à versão beta do Compose for TV, que traz melhores ferramentas que resultam em aplicações Android TV ainda melhores.
Android 14 vai trazer poupança de energia para as TVs
De um modo geral, a Android TV tem sido um sistema operativo com bom desempenho para televisores. Oferece uma experiência completa para quem transmite a maior parte dos seus programas e para utilizadores que gostam de manter uma biblioteca de filmes.
A chegada do Android 14 às TVs significa algumas coisas de imediato. Em primeiro lugar, a Google refere que o Android 14 irá oferecer uma “experiência de TV mais rápida e mais reactiva”. A atualização também trará um novo ecrã de poupança de energia que oferecerá um par de definições diferentes.
Modos de consumo
Os modos vão desde o modo de baixo consumo de energia, que desliga a ligação à Internet da TV enquanto esta está em standby, até ao modo de maior consumo de energia, que mantém essencialmente todas as funcionalidades de rede ativas durante o standby. O modo intermédio, o modo de energia optimizada, oferece a funcionalidade Google Cast, mas apenas através de Wi-Fi e não de Ethernet. O modo intermédio também permite ações do Assistente Google em todos os dispositivos. Estas definições não se aplicam apenas ao modo de espera e ao desligar, mas também quando a entrada é mudada para uma consola ou algo que não seja o sistema operativo incorporado.
O Android 14 também permite uma melhor navegação e correção de cores. A Google refere que algumas destas funcionalidades podem-se ativar ou desativar com atalhos remotos, que podem variar de TV para TV. A Google também referiu que o modo picture-in-picture será suportado em alguns modelos de TV com Android 14.
Entretanto no que diz respeito ao desenvolvimento de aplicações, o Compose for TV está agora disponível para os programadores, fornecendo um conjunto completo de ferramentas para os ajudar a criar melhores aplicações para a plataforma.
Assim o kit de ferramentas chega com a versão 1.0.0-beta01 e incluirá componentes dedicados ao nível do design da Google. A Google está também a melhorar o suporte e o desempenho das entradas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!