Até a Intel está impressionada com o progresso da AMD!

AMD Intel

Ontem, um utilizador do Reddit com o nome ‘scv_good_to_go’, partilhou um artigo que aparentemente foi publicado no portal interno da Intel, denominado de “Circuit News”.

Pois bem, a publicação com o título “Perfil competitivo da AMD: Onde lutamos mano-a-mano, porquê que conseguiram voltar, quais são os nossos chips que ainda ganham em performance?” É no fundo, um longo artigo, que entra em vários detalhes, até acerca da história da AMD.

Especialmente, no COMO é que a empresa conseguiu voltar da banca rota, para agora meter a Intel em sentido.

Intel vs AMD

Mas o que é realmente interessante no meio disto tudo, é a maneira como a Intel está a pensar lidar com isto! Visto que no meio de todo este texto, em que a grande maioria não é novidade para ninguém…

O que salta à vista, é a menção a estas ‘coisinha sumarentas’! Então, onde é que estão os maiores desafios? E qual é a ‘receita secreta’, para voltar a conquistar a montanha.

Primeiramente, leia a introdução do CEO da Intel!

Introdução

“Estamos agora a entrar no mais recente capítulo de uma das rivalidades mais longas da indústria. Afinal, a Intel a AMD andam a competir pelos mesmos clientes, há mais de 50 anos.

Ambas as empresas foram fundadas a apenas alguns kms de distância, e apenas com alguns meses de diferença. (Julho de 1968 – Intel vs Maio de 1969 – AMD)

Apesar disto, nestas últimas 5 décadas, a Intel cresceu 10x mais que a AMD! (70.1 mil milhões de dólares vs 6.48 mil milhões de dólares em receitas). Contudo, as duas empresas estão agora a competir ferozmente em vários segmentos de mercado.

Aliás, a AMD atual, é provavelmente a maior ameaça que a Intel teve nos últimos anos.”

Esta é apenas a introdução, de um texto que chega às 2400 palavras, por isso… Vou tentar focar os pontos chave. (Pode ler tudo aqui)

Porquê é que a AMD é agora um rival formidável?

A AMD está a crescer, muito graças às gamas Ryzen e EPYC. Ao mesmo tempo que começa a atrair muita atenção na bolsa. Aliás, a AMD teve as acções com o melhor desempenho no S&P 500 em 2018. (Com os preços a continuarem a aumentar)

Mas o que aconteceu, para a AMD crescer tanto de um momento para o outro?

AMD Ryzen

Em parte, foi devido ao renovado foco da marca no mercado de alta performance (premium), para desktops, centros de dados, e servidores. Mas também na aposta no processo de fabrico de 7nm da TSMC, em detrimento da própria parceira Global Foundries.

Ou seja, a ameaça competitiva da AMD, vem na forma de produtos topo de gama.

A AMD oferece assim CPUs de alta performance, sendo uma rival direta à Intel, tanto nos segmentos de clientes tradicionais, como no mercado de centros de dados. Além disto, a AMD está também a tentar entrar no mercado ‘Cloud’, graças a processadores com um enorme número de núcleos e threads.

Então, qual é a receita secreta da Intel, para dar a volta à situação?

A receita secreta da Intel, não tem como base apenas um ingrediente. Em vez disso, tem 6 pilares:

  • Processo
  • Arquitetura
  • Memória
  • Interconexão
  • Segurança
  • Software

Algo que a empresa já salientou no ‘Intel Architecture Day’, mas que ainda não foi posto em prática. Ainda assim, a Intel tem uma grande confiança, no investimento nestes pilares.

Como pode ler aqui:

Em suma, é uma leitura pesada mas muito interessante! Onde o texto acaba a dizer:

“Finalmente, eu diria que mesmo na face de desafios competitivos, se todos os 107.000 funcionários se juntarem numa única Intel, como o CEO Bob Swan disse… Somos imparáveis!”


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte