A nova ASUS ROG Ally X custa 899€! O que mudou?

Como temos vindo a noticiar, a ASUS tem mesmo uma nova consola portátil baseada em hardware AMD e no sistema operativo Windows 11 para levar para o mercado. Porém, não é bem uma consola 100% nova, é na realidade uma versão revista da primeira ROG Ally, agora com o nome ROG Ally X.

O que muda? Algumas especificações mais apelativas, algumas correções importantes, e claro, o preço.

ASUS já anunciou a sua nova ROG Ally X: O que mudou?

Mais concretamente, a ROG Ally X é a mesma consola, agora com uma cor preta em vez de branca, mais armazenamento, mais memória RAM (e mais rápida), uma bateria significativamente maior, mais e melhor refrigeração, e controlos também melhorados. São detalhes, que muito provavelmente metem a ROG Ally X no topo deste (ainda) nicho de mercado.

É uma clara tentativa da ASUS de se meter em bicos dos pés depois de a Lenovo Legion GO ser tão bem recebida. Uma forma inteligente de o fazer, porque a Lenovo está mais interessada em lançar uma versão Lite da sua consola, em vez de melhorar um pouco mais o pacote atual. Curiosamente, a ASUS já tem uma versão Lite, que até deverá baixar de preço com este lançamento.

A gigante de Taiwan está assim muito bem colocada nesta corrida!

Pontos-Chave

  • 1TB de Armazenamento Interno
  • 24GB LPDDR5X-7500
  • Bateria de 80Wh
  • Conectividade e Uso no dia-a-dia: Sticks e ergonomia melhorados permitem um controlo mais preciso, enquanto as duas portas USB-C aumentam a flexibilidade
  • Refrigeração: Ventoinham empurram até 24% mais de ar através de uma tericeira abertura, de forma mais silenciosa. A consola é agora até 6ºC mais fria ao toque.

Conclusão

De forma mais resumida, a grande mudança está na memória RAM, que salta para os 24GB de RAM LPDDR5X-7500. Isto é importante, porque na forma como o SoC AMD Ryzen Z1 Extreme funciona, existe uma partilha de memória RAM entre o sistema e a placa gráfica (GPU).

Assim, com uma quantidade mais significativa de memória RAM, além de ser possível escolher que quantida queremos reservada para cada um dos lados a partir do software da própria consola, esta também vai ser capaz de gerir os recursos de forma muito mais inteligente, o que deverá resultar em níveis de performance mais elevados.

Isto em conjunto com o sistema de refrigeração melhorado, deve resultar em FPS mais altos, e talvez mais importante, um desempenho consistente, porque o SOC não vai sentir a necessidade de baixar a frequência para não “fritar”.

A consola vai custar 899,99€ em Portugal. (O que tambem deve significar que as versões do ano passado vão baixar de preço.)

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados