Consolas Portáteis ao estilo de um PC. Já fazem sentido?

Já tive a oportunidade de testar uma Steam Deck, uma ROG Ally e uma Legion Go, de todas estas consolas, a que mais gostei foi a Legion Go da Lenovo, por parecer a mais premium, mais bem pensada, e por isso mesmo, ser o produto com mais conforto e performance para ao utilizador.

Mas, qualquer uma destas consolas, apesar das suas especificidades interessantes, capacidades que nunca vimos no mercado, e margem de progressão que têm, ainda não é bem aquilo que eu gostaria de ver.

Ou seja, apesar do excelente trabalho da AMD no lado do APU que dá vida à grande maioria destas consolas, a performance real ainda não é apelativa o suficiente para justificar o preço que as marcas pedem.

Consolas Portáteis ao estilo de um PC. Já fazem sentido?

Portanto, eu percebo a ideia do mercado, e percebo que o custo de desenvolvimento não foi baixo, tal é a capacidade destas consolas que até podem ser usadas como um PC a sério. São também uma aposta que está a ter um bom nível de sucesso, sendo exatamente por isso que a Steam Deck tem agora uma versão OLED, a ASUS vai lançar uma versão ‘X’ um pouco mais poderosa, e claro, a Lenovo parece extremamente interessada em lançar uma versão um pouco mais “Light”, com um preço mais baixo, para ir atrás das massas.

Mas, este é também um mercado que vai começar a mudar de forma quase absurda a partir do próximo ano. Porque, ao que tudo indica, todas as grandes marcas que se meteram nesta brincadeira, vão lançar uma nova versão da sua consola todos os anos. Curiosamente, tal e qual como fazem com os seus portáteis.

Sempre que aparecer um novo processador, um novo tipo de memória RAM, um novo tipo de armazenamento, etc… No ano seguinte vai aparecer uma consola equipada com tudo isso e muito mais.

O que levanta uma questão, acha que faz sentido comprar agora, ou é melhor ideia esperar por tudo o que aí vem. É estas consolas não chegaram nada baratas ao mercado!

Além disso, é preciso ter em conta que tanto a Microsoft como a Sony parecem extremamente interessadas em lançar consolas portáteis própria. Não menos importante, a Switch 2 também está prestes a chegar.

Por favor, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados