Consolas: Nova geração a começar já em 2026!?

Devido aos impactos da pandemia que se fez sentido num passado ainda muito recente, a realidade é que a atual geração de consolas começou a sua vida de forma um pouco ou tanto lenta. Sendo exatamente por isso que é esperado um ciclo de vida de mais ou menos 8 anos para as atuais PS5 e Xbox Series S/X. Isto significa que novas consolas… Bem… Só em 2028.

Porém, a realidade é que a Microsoft está a levar uma “sova” à antiga por parte da Sony, e provavelmente as coisas vão piorar ainda mais quando a Nintendo lançar a sua Switch 2 algures entre 2024 e 2025, isto já sem falar da PS5 Pro que também está prestes a ser uma realidade.

Em suma, tudo isto parece estar a empurrar a Microsoft para uma antecipação da nova geração!

Consolas: Nova geração a começar já em 2026!?

ps5, xbox, ps6, sony, microsoft
Microsoft Xbox Series X e Playstation 5

Portanto, normalmente, quando começa uma nova geração de consolas, é normal ver a Sony e Microsoft a lançarem as suas ofertas com um par de meses de distância, isto com hardware base bastante similar. Mas… Isso não tem de acontecer sempre!

Mais concretamente, novos rumores apontam para uma Microsoft farta de atuar na sombra da Sony, e por isso, com muita vontade de lançar novo hardware o quanto antes. Uma ideia interessante, visto que a gigante Norte-Americana tem uma força de desenvolvimento renovada depois das mais recentes aquisições de estúdios. Por isso, mesmo que os estúdios multiplataforma não estejam prontos para esta nova realidade, a Microsoft é na realidade autosuficiente.

A Microsoft quer lançar uma nova consola Xbox já em 2026. Ou seja, dentro de 1 ano e meio, ou no máximo 2 anos. Isto com um novo Call of Duty como lançamento crítico para a consola.

Esta consola continuaria a utilizar hardware AMD como base, ao aproveitar núcleos de CPU Zen 5, bem como uma arquitetura gráfica RDNA 4. Tudo isto significaria um aumento muito interessante na performance, com a nova Xbox a ficar a anos-luz da atual PS5, ou de uma hipotética PS5 Pro.

Como é óbvio, esta consola também deverá trazer algumas potencialidades IA extremente interessantes.

Porquê esta pressa?

consolas

A Xbox 360 vendeu 84 milhões de unidades, a Xbox One vendeu quase 60 milhões de unidades. A meio do seu ciclo de vida, as Xbox Series S e X venderam cerca de 27 milhões… E já estão a perder força.

A Microsoft não pode perder o fio à meada, e como tal, um chuto a sério no mercado pode fazer todo o sentido.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados