ASUS já tem OC para motherboards Intel B460/H460 para CPUs ‘non-K’

A ASRock fez correr alguma tinta quando introduziu um modo de OC denominado de BFB (Base Frequency Boost) pensado para os processadores Intel Core 10000 bloqueados, ou seja, as versões non-K dos novos processadores da Intel. Pois bem, a ASUS viu, gostou e fez o seu próprio algoritmo para aumento da frequências! Assim, temos de dar as boas vindas ao APE (Asus Performance Enhancement).

Nota do Redator: Como deve saber, ao contrário da AMD, a Intel apenas permite OC nas versões ‘K’ do seu processador, e versões ‘Z’ das suas motherboards. Por isso é que este modo de OC é tão interessante, visto ser algo que a Intel sempre odiou e proibiu.



ASUS vai trazer uma espécie de OC para os processadores Intel ‘non-K’

ASUS Ape

Portanto, o que o APE faz, é basicamente o aquilo que o BFB da ASRock também faz, ao substituir o PL1 (nível de potência 1) que normalmente se situa nos 65W nos CPUs non-K para valores mais altos. Permitindo ao processador manter frequências mais altas quando o ‘Tau‘ chega ao fim (uma variável que decide os tempos de ‘boost’ dos CPUs Intel).

Pois bem, várias motherboards ASUS apresentam um APE com valores máximos para o PL1 de 125W. No entanto, temos alguns modelos capazes de ir até aos 210W, como a ROG Strix B460-F.

Entretanto, a ASUS vai levar esta funcionalidade a todas as motherboards B460 e H460 através de uma atualização da BIOS. O que acaba por ser um pouco curioso, visto que ASRock levou o BFB às gamas Z390 e B365 da geração passada.

Ainda assim, em defesa da ASUS, levar esta forma de fazer OC às gamas Z370, Z390 ou Z490 seria um pouco parvo, visto que estas motherboards já têm capacidades de OC de fábrica, e muito dificilmente alguém irá meter um CPU Intel Core ‘K’ numa destas placas mães.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário