Deixar o PC ligado 24/7 pode danificar os componentes?

Deixar o PC ligado 24/7 pode danificar os componentes? Na minha experiência não! Já tive PCs ligados durante vários meses sem qualquer problema, seja a minar, a sacar ficheiros ou simplesmente a fazer cálculos para o folding@home. O único problema que vejo é um pequeno aumento na conta da luz. Por isso, no caso de estarmos a falar de um PC Desktop (já vamos falar dos portáteis), não existe mesmo qualquer problema associado a esta prática. Ainda assim, aconselho que instale todas as atualizações de segurança necessárias e reinicie a máquina como consequência disso mesmo.

Em suma, um bom desktop, com um bom sistema de refrigeração, pode estar ligado sem qualquer problema, por já não existirem grandes problemas com a temperatura neste tipo de sistema. Ainda assim, é sempre boa ideia desligar para limpar o pó de vez em quando.



PC

Entretanto, no caso dos portáteis, já não é tão aconselhável deixar ligado, por várias razões…

Primeiramente, um portátil não tem o mesmo espaço disponível, ou sequer um sistema de refrigeração comparável ao de um bom PC Desktop. Por isso, o aumento e manutenção de temperaturas altas é um problema que poderá trazer alguns danos para os componentes que lhe dão vida. É que além da falta de espaço, vários fabricantes optam por dissipadores mais pequenos e menos potentes para manter a máquina leve e barata. Ou seja, temperaturas altas = impacto na vida útil dos componentes.

Contudo, se por acaso não desliga mas fecha a ‘tampa’ do portátil e se vai embora para qualquer lado (é o que eu faço). Não se preocupe! Os sistemas operativos já têm isto em conta, metendo a máquina muito rapidamente num estado de repouso muito similar ao estar desligado. A grande diferença é que quando abre novamente o portátil, tudo o que deixou aberto está à sua espera.

PC


Deixar o PC ligado 24/7 pode danificar os componentes?  Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário