Carrega o seu Smartphone com qualquer carregador? Tenha cuidado!

Sempre que compramos um novo Smartphone, o aparelho vem sempre acompanhado por vários itens da própria fabricante. Como é por exemplo o caso do carregador ou até mesmo de uns fones (cada vez mais raro).

No entanto, há muito boa gente que opta por nem tirar o carregador da caixa para utilizar o que já tem por casa, seja já a pensar na revenda do telemóvel mais à frente, ou apenas para aproveitar o que já tem. Além disto, verdade seja dita, existem utilizadores que estimam mais as coisas do que outros, e por vezes os carregadores acabam por não durar muito tempo. Seja pelo excesso de uso que cada um lhe dá ou até mesmo pela falta de cuidado depositada no objeto.

Dito isto, se por ventura o carregador se estragar, um substituto de marca Samsung, Huawei ou Xiaomi pode revelar-se algo caro para algumas das nossas carteiras, especialmente quando falamos de carregadores rápidos de 40W ou mais. Por isso, muitas vezes, os consumidores optam por utilizador carregadores mais antigos, ou de marcas fora do domínio da fabricante do smartphone.

Contudo, a pergunta que se coloca é… Apesar de serem soluções mais baratas, será que também são soluções seguras para os nossos Smartphones ou até mesmo para nós? A resposta é (por vezes) não!

Portanto, carregar o seu smartphone com um carregador que não seja da mesma marca poderá vir a revelar-se bastante prejudicial para o futuro da sua máquina. É que apesar da entrada poder ser exatamente a mesma (USB-C), nem todos os carregadores são iguais ou feitos da mesma maneira. Por isso, para além de estar a meter em risco o seu Smartphone, também poderá estar a meter em risco a sua própria vida.


Nota: Num mundo perfeito, o próprio aparelho deveria de limitar a carga que recebe, de forma a que não existissem problemas com a utilização de carregadores demasiado poderosos. Mas lá está… Os mundos perfeitos não existem! Há alguns meses queimei o carregador de um relógio, porque este simplesmente não aguentou a carga de um transformador de carregamento rápido de uma marca reputada.


Mas continuando… Afinal de contas, os chamados “carregadores de marca branca” não possuem tantos elementos de segurança, para claro está, chegarem às prateleiras com um preço mais apelativo. Este é um fenómeno que já vi a acontecer no mundo Apple, com a bateria a apresentar vários sinais de não estar bem de saúde. Ou seja, muito resumidamente, os utilizadores podem começar a notar um tempo de autonomia mais baixo, carregamentos mais lentos… E em casos extremos, a bateria poderá ficar instável o suficiente para rebentar nas suas mãos.

carregador Smartphone



Em suma, caso o seu carregador se estrague, evite comprar um outro de marca branca para o substituir. Afinal de contas, para quê poupar uns euros no carregador se no futuro poderá ter de comprar um novo Smartphone devido aos danos causados…


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário