Inicio Aston Martin lançou o Rapide E, o seu primeiro super-carro eléctrico!

Aston Martin lançou o Rapide E, o seu primeiro super-carro eléctrico!

Atualmente, depois de muita luta, o mundo dos automóveis está a virar-se lentamente para os veículos eléctricos. De fato, as maiores marcas, nem as marcas como a Ferrari, conseguiram deixar de lado, a potencialidade destes motores.

Como é o caso do Ferrari LaFerrari, que com dois motores, um a combustão e outro elétrico, é capaz de oferecer um desempenho fora de série! Além disto, é inegável que estas ‘velhinhas’ marcas, também querem manter o som e sensação de um motor a combustão interna.

Assim, com a concorrência cada vez maior e mais forte, eis que a Aston Martin lançou o seu primeiro super-carro eléctrico, o Rapide E

O lançamento desta obra-prima sobre rodas, foi realizado no Shanghai Auto Show, durante o dia de hoje. No entanto, a empresa anunciou, que apenas 155 modelos irão ser construídos, sem referenciando o preço.

Curiosamente, este carro levou quase 4 anos até ao seu lançamento, após ter sido anunciado originalmente pela Aston Martin em 2015.

Aston Martin

Dito tudo isto, vamos lá ao que interessa, as suas especificações!

O Rapide E, vem alimentado por uma bateria de 800 volts e 65kWh, o que comparado com os 100kWh do Tesla Model S 100D, parece ser um valor demasiado baixo. Leia mais sobre, a nossa review do Tesla Model S 100D aqui.

Ainda assim, a Aston Martin, afirma que será capaz de fazer “mais de 200 milhas” ou 320 Km, com um carregamento. O que novamente, são valores ainda muito baixos…

A nível de motores, este carro traz consigo 2 motores eléctricos, ambos no seu eixo traseiro, e com capacidade de gerar 450kW de potencia ou acima dos 600 cavalos. Fazendo, com que o carro atinja uma velocidade máxima de 250 Km/h.

Com todo este poder “debaixo do capô”, a Aston Martin afirma que o carro é capaz de atingir dos 0-100 em menos de 4 segundos.

O que no fundo, é apenas uma pequena evolução, em comparação ao Rapide S, o seu irmão gémeo, que está equipado por um motor V12 de combustão interna. Ou até mesmo, pelo Tesla Model 3 que com 450 cavalos, faz o mesmo. Leia mais sobre o Tesla Model 3 aqui.

A nível de carregamento, a empresa afirma que se ligado a um “highspeed charger”, a bateria é capaz de se recarregar a uma velocidade de 310 milhas por hora. O que, em teoria fará com que o veiculo esteja carregado em menos de uma hora.

Aston Martin

Escusado será dizer, que este Aston Martin a nível de design, coloca os modelos da Tesla ao bolso!

O seu interior, conta com o ecrã de 10 polegadas atrás do volante que serve como mostrador principal. Acompanhado, com um ecrã multimédia de 8 polegadas, situado na consola central. O seu sistema multimédia, suporta ambos, o Apple CarPlay e o Android Auto.

Ao nível exterior, o Rapide E, é muito semelhante ao modelo com o motor de combustão interna. Salvo, alguns pormenores em azul, nos faróis e nas pinças dos travões.

Debaixo do capô, não irá deslumbrar um V12 em todo o seu esplendor… Mas, sim as baterias que foram especialmente desenhadas para ocupar, o compartimento do motor, da caixa de velocidades e do tanque de combustível.

Isto tudo, ao contrario de alguns veículos, estilo Tesla que literalmente, tem uma base completa de baterias.

Claro, que o design escolhido pela Aston Martin, tem alguns pontos positivos, especialmente na construção do veiculo.

Basicamente, leva o mesmo chassi que a versão de combustão, o que poupa imenso tempo no seu desenvolvimento e produção. Contudo, limita a capacidade do número de células de bateria, que o veiculo é capaz de suportar.

Aston Martin

A nível de peso, claro que a versão eléctrica vai ser mais pesada… Mas sabe o quanto?

O Rapide E pesa 2140 Kg, mais 181 Kg que o Rapide S, a sua versão a combustão interna! Entretanto, a grande capacidade de torque, e a forma como os motores eléctricos aplicam na estrada, irá fazer com que o peso extra não seja notado.

Curiosamente, o veiculo foi anunciado já em 2015, numa época em que a Aston Martin passava por momentos difíceis

Afinal de contas, teve de realizar imensos cortes, o que levou a centenas de demissões de trabalhadores! Assim sendo, a empresa aliou-se a uma fabricante britânica, em conjunto com um financiamento, vindo de investidores Chineses.

O primeiro carro eléctrico da empresa já deveria ter sido lançado em 2018, e com um numero muito maior de modelos a serem construídos!

Todavia, existiram imensos percalços pelo caminho… Aliás, a Aston Martin não só, teve de aliar-se à Williams, empresa de engenharia da Formula 1. Como também, reduziu o numero de carros para 155, num esforço para colocar o seu carro finalmente no mercado.

Interessantemente, a Williams, ajudou também na construção das baterias, para a primeira geração da Formula E.

Aston Martin

Entretanto, voltando ao Rapide E, este veiculo vai ser construído na vila de St Athan. Sito, no sul do país de Gales, local onde, a marca quer construir os veículos totalmente eléctricos Lagonda.

Lagonda – A sua submarca, recentemente ressuscitada e dedicada para veículos totalmente eléctricos.

Em suma, vemos cada vez mais fabricantes a entrar no barco dos carros elétricos! Aliás, até temos fabricantes historicamente ligados à performance de motores a combustão, a seguir este caminho.

Contudo, as dificuldades na criação e construção de baterias, podem eventualmente, atrasar estas empresas.


Ademais, o que pensa sobre os veículos totalmente eléctricos? Já, teve alguma experiência com um super-carro eléctrico? Partilhe-a connosco nos comentários em baixo

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Depois dos chipsets há mais uma grande notícia para a Huawei!

De acordo com diversas informações que estão a circular na Internet, a Sony e a Omnivision obtiveram permissão do governo dos EUA para retomar...

Jogos da PS Plus de Novembro foram revelados! Mas…

Tal como acontece todos os meses, os jogos da PS Plus já foram anunciados. Só que desta vez, chegam num mês especial. É que...

One UI 2.5 já está a chegar ao Galaxy A70s. Atualize já!

A Samsung já está a disponibilizar a versão melhorada do One UI 2.0 para o Galaxy S9 em vários mercados. Sim, estamos a falar...

Pirataria de filmes ou de sinal de TV (IPTV)? A VPN já não o safa!

O uso de VPN tem ganho cada vez mais popularidade junto do mundo da pirataria de conteúdo multimédia, principalmente quando falamos de filmes, séries...

(Especial) Tudo o que precisa de saber acerca do IPTV!

Tudo sobre o IPTV! - Já falámos muito do IPTV, de como funciona, o porquê de por vezes ser ilegal, etc... Ainda assim, continuamos...