As primeiras placas gráficas Intel já começam a aparecer na Internet!

Uma lista com os nomes de código da próxima geração de GPUs Intel Gen 11 e Gen 12, acabou de chegar à Internet, através de uma publicação nos fóruns do popular site Anandtech.

Dito isto, nesta lista podemos encontrar os próximos iGPUs de 14nm que irão marcar presença no próximo lançamento de processadores Intel. (Que deverão rivalizar com os mais recentes AMD Ryzen 3000.) Mas também a nova geração de placas gráficas Intel Xe, também conhecidas como ‘Arctic Sound’.

Placas gráficas Intel Xe descobertas num ‘leak’ de drivers! Quatro versões, com a mais apetrechada a chegar aos 512 núcleos de processamento

primeiras placas gráficas Intel

Portanto, segundo o que a Intel já anunciou, as primeiras placas gráficas Xe vão ser baseadas no processo de 10nm, chegando ao mercado Gaming já em 2020.

Entretanto, irá existir um refresh em 2021, com uma passagem para o processo de 7nm, trazendo também uma placa com uma super performance, graças à tecnologia Intel Foveros.



Assim, as quatro versões ‘leaked’ têm o nome de “iDG1” e “iDG2”. Em que o ‘DG’ significa Discrete Graphics, ou seja, placa gráfica discreta/dedicada. Já o 1 e o 2, deverão assinalar a performance do chip.

Além disto, estas placas gráficas incluem ainda versões LP e HP, onde LP significa Low-Power e HP significa High Power. Mas o que é realmente interessante, é que cada placa gráfica Intel Xe, tem no seu nome de código o número de EUs, ou seja, o número de unidades de execução (Núcleos).

Assim, podemos ver que vamos ter uma placa com 128 EUs, outra com 256 EUs e finalmente uma 512 EUs. No entanto, como a arquitetura é completamente diferente daquela que podemos encontrar nas placas AMD e NVIDIA, não é grande ideia fazer uma comparação direta.

Ainda assim, como estas primeiras placas gráficas deverão ter um grande foco na gama média, são números que acabam por fazer sentido

  • iDG1LPDEV = “Intel(R) UHD Graphics, Gen12 LP DG1” “gfx-driver-ci-master-2624”
  • iDG2HP512 = “Intel(R) UHD Graphics, Gen12 HP DG2” “gfx-driver-ci-master-2624”
  • iDG2HP256 = “Intel(R) UHD Graphics, Gen12 HP DG2” “gfx-driver-ci-master-2624”
  • iDG2HP128 = “Intel(R) UHD Graphics, Gen12 HP DG2” “gfx-driver-ci-master-2624”

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Beelink GTR: Um novo mini PC muito interessante (Ryzen 7!)

Beelink GTR: Quer um computador, mas não precisa de "força bruta", nem quer ocupar muito espaço? Então... Porque não um mini PC? Afinal de contas,...

Microsoft Edge 95: a última build já está disponível! Descarregue já

A Microsoft lançou hoje a build final do Edge 95 no canal Dev. Esta é a última versão antes do novo Edge estar disponível...

Galaxy S22: reveladas as novas cores e há uma surpresa!

A Samsung sabe que os olhos também comem e como tal aposta muito no design dos seus smartphones e inclusivamente nas cores. Ora o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!