As placas gráficas Intel Xe vão ter mais que um GPU!


Por em

Tem interesse nas placas gráficas Intel que deverão chegar em 2020? Então, tem razões para sorrir! Acabou de acontecer um gigantesco leak, com muitas e grandes novidades, relativamente à gama de placas Intel Xe.

Aparentemente, a Intel acabou de realizar um evento interno, denominado de “Xe Unleashed“, onde Bob Swan apresentou a sua estratégia de ataque ao mercado detido pela AMD e NVIDIA.



Sabe o que significa o ‘e’ de Xe? Curiosamente, é o número de GPUs!

Placas gráficas com mais que um GPU não são uma novidade… Mas a Intel parece ter a melhor solução!

A filosofia das novas placas gráficas Intel Xe, sugere que a inovação tem de acontecer em 3 frentes:

  • Processo
  • Micro-Arquitetura
  • e

As duas primeiras fazem todo o sentido, mas o ‘e’… É uma completa novidade. Bem… Mais ou menos! Na verdade já vimos várias placas gráficas com 2 GPUs, contudo, sempre perderam algumas coisas para ganharem outras.



A ideia da Intel, é lançar placas gráficas dualGPU (Intel X2), depois quadGPU (Intel X4) e por fim octoGPU (Intel X8) em 2024!

Curiosamente, tal e qual como aconteceu com os processadores, há vários anos atrás.

Intel

Ou seja, a Intel vai tentar pegar na ideia de placas como a NVIDIA GTX 590 ou Radeon R9 250X2! Resolvendo os maiores defeitos inerentes

Com a arquitetura Xe, e o software OneAPI, a Intel irá conseguir aumentar a performance brutalmente, sem os defeitos das antigas tentativas da Radeon.

Placas gráficas Intel Xe

Este slide tem a base da filosofia ‘Xe’, e a grande revelação do que afinal se trata.

Portanto, o OneAPI irá servir com um intermediário entre a camada Direct3D e os GPUs, de modo a que as soluções Multi GPU funcionem de forma coesiva… Ou seja, como se fossem apenas um GPU.

Vários GPUs a trabalharem em uníssono? É algo que nunca foi feito no passado!

Curiosamente, os estúdios nem precisam de otimizar o seu código, para estas novas placas gráficas! O OneAPI irá tratar de tudo isso sozinho.

A Intel tem planos de chegar a placas gráficas com 8 GPUs até 2024

Placas gráficas Intel

A primeira placa gráfica Intel Xe (2), com 2 núcleos de processamento gráfico, deverá chegar ao mercado no dia 31 de Setembro de 2020. Posteriormente, as placas X4, deverão chegar em 2021.

Assim, o objetivo é aumentar 2 núcleos de processamento por ano, até 2024, onde deveremos ter placas gráficas com 8 GPUs.

Além de tudo isto, a Intel está a planear ser super competitiva no preço destas placas!

De forma a entrar com estrondo no mercado, pondo imediatamente a NVIDIA e a AMD em sentido.

Portanto, a Intel X2 topo de gama deverá custar algo como 699$, o que em comparação com a muito recente NVIDIA RTX 2080 Ti, é um preço bastante interessante… Agora, só falta ver a performance!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Análise ASUS Prime Z390-A: Por vezes… Menos acaba por ser mais!

Gosta do Driveclub? Então pode começar já a dizer adeus!

Seguinte