Tem interesse nas placas gráficas Intel que deverão chegar em 2020? Então, tem razões para sorrir! Acabou de acontecer um gigantesco leak, com muitas e grandes novidades, relativamente à gama de placas Intel Xe.
Aparentemente, a Intel acabou de realizar um evento interno, denominado de “Xe Unleashed“, onde Bob Swan apresentou a sua estratégia de ataque ao mercado detido pela AMD e NVIDIA.
Sabe o que significa o ‘e’ de Xe? Curiosamente, é o número de GPUs!
A filosofia das novas placas gráficas Intel Xe, sugere que a inovação tem de acontecer em 3 frentes:
- Processo
- Micro-Arquitetura
- e
As duas primeiras fazem todo o sentido, mas o ‘e’… É uma completa novidade. Bem… Mais ou menos! Na verdade já vimos várias placas gráficas com 2 GPUs, contudo, sempre perderam algumas coisas para ganharem outras.
A ideia da Intel, é lançar placas gráficas dualGPU (Intel X2), depois quadGPU (Intel X4) e por fim octoGPU (Intel X8) em 2024!
Curiosamente, tal e qual como aconteceu com os processadores, há vários anos atrás.
Ou seja, a Intel vai tentar pegar na ideia de placas como a NVIDIA GTX 590 ou Radeon R9 250X2! Resolvendo os maiores defeitos inerentes
Com a arquitetura Xe, e o software OneAPI, a Intel irá conseguir aumentar a performance brutalmente, sem os defeitos das antigas tentativas da Radeon.
Este slide tem a base da filosofia ‘Xe’, e a grande revelação do que afinal se trata.
Portanto, o OneAPI irá servir com um intermediário entre a camada Direct3D e os GPUs, de modo a que as soluções Multi GPU funcionem de forma coesiva… Ou seja, como se fossem apenas um GPU.
Vários GPUs a trabalharem em uníssono? É algo que nunca foi feito no passado!
Curiosamente, os estúdios nem precisam de otimizar o seu código, para estas novas placas gráficas! O OneAPI irá tratar de tudo isso sozinho.
A Intel tem planos de chegar a placas gráficas com 8 GPUs até 2024
A primeira placa gráfica Intel Xe (2), com 2 núcleos de processamento gráfico, deverá chegar ao mercado no dia 31 de Setembro de 2020. Posteriormente, as placas X4, deverão chegar em 2021.
Assim, o objetivo é aumentar 2 núcleos de processamento por ano, até 2024, onde deveremos ter placas gráficas com 8 GPUs.
Além de tudo isto, a Intel está a planear ser super competitiva no preço destas placas!
De forma a entrar com estrondo no mercado, pondo imediatamente a NVIDIA e a AMD em sentido.
Portanto, a Intel X2 topo de gama deverá custar algo como 699$, o que em comparação com a muito recente NVIDIA RTX 2080 Ti, é um preço bastante interessante… Agora, só falta ver a performance!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!