Inicio Hardware Arquitetura AMD Zen 2 já traz aquilo que a Intel não tem!

Arquitetura AMD Zen 2 já traz aquilo que a Intel não tem!

Arquitetura AMD Zen 2 já traz aquilo que a Intel não tem! – Como deve saber, a Intel tem passado os últimos meses, a lidar com uma série de vulnerabilidades, que afetam os seus produtos, a nível arquitetural. Portanto, tendo em conta que são problemas no hardware… Toda e qualquer mitigação a nível de software, irá baixar significativamente a performance do processador.

O que tivemos a oportunidade de ver com os últimos Intel core, em que até a tecnologia Hyper-Threading, teve de ser desativada, para combater as vulnerabilidades MDS



Arquitetura AMD Zen 2

Entretanto, a AMD não foi nem de perto nem de longe, tão afetada como a sua rival!

Porque ao fim ao cabo, as arquiteturas Zen e Zen+, já tinham uma série de mitigações a nível de hardware. Que a Intel simplesmente decidiu não implementar! Afinal, como é que os processadores AMD são imunes, e os da Intel não são… Se foram lançados na mesma altura? 

Arquitetura AMD Zen 2

A resposta é simples, muito trabalho a nível arquitetural!

Uma tendência que continua agora, com os novos processadores Ryzen 3000, baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm. Especialmente com a vulnerabilidade Spectre, que também afetou os processadores AMD Ryzen.

Afinal de contas, no ‘briefing’ técnico da sua micro-arquitetura Zen 2, explicou que existem agora mitigações a nível de hardware, para a vulnerabilidade Spectre V4. Uma melhoria em relação às passas arquiteturas, que tinham mitigações a nível de software.

Caso não saiba, uma mitigação de hardware, não irá causar uma perda de performance tão significativa, como uma mitigação por software.

Além disto, tal e qual como as geração “Zen” e “Zen+”, a nova arquitetura é também imune às vulnerabilidades Meltdown, Foreshadow, Spectre V3a, Lazy FPU, Spoiler, bem como as novas vulnerabilidades MDS, que tantas dores de cabeça têm dado à Intel.

No lado da rival, todos os processadores Intel Core de 9ª geração, contam com mitigação a nível de micro-código (software). Para as vulnerabilidades Spectre V3, Spectre V3a, MDS e RIDL.


Arquitetura AMD Zen 2 já traz aquilo que a Intel não tem! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT....

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...