Arquitetura AMD Zen 2 já traz aquilo que a Intel não tem!

AMD Ryzen 3000

Arquitetura AMD Zen 2 já traz aquilo que a Intel não tem! – Como deve saber, a Intel tem passado os últimos meses, a lidar com uma série de vulnerabilidades, que afetam os seus produtos, a nível arquitetural. Portanto, tendo em conta que são problemas no hardware… Toda e qualquer mitigação a nível de software, irá baixar significativamente a performance do processador.

O que tivemos a oportunidade de ver com os últimos Intel core, em que até a tecnologia Hyper-Threading, teve de ser desativada, para combater as vulnerabilidades MDS



AMD Intel

Entretanto, a AMD não foi nem de perto nem de longe, tão afetada como a sua rival!

Porque ao fim ao cabo, as arquiteturas Zen e Zen+, já tinham uma série de mitigações a nível de hardware. Que a Intel simplesmente decidiu não implementar! Afinal, como é que os processadores AMD são imunes, e os da Intel não são… Se foram lançados na mesma altura? 

Ryzen

A resposta é simples, muito trabalho a nível arquitetural!

Uma tendência que continua agora, com os novos processadores Ryzen 3000, baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm. Especialmente com a vulnerabilidade Spectre, que também afetou os processadores AMD Ryzen.

Afinal de contas, no ‘briefing’ técnico da sua micro-arquitetura Zen 2, explicou que existem agora mitigações a nível de hardware, para a vulnerabilidade Spectre V4. Uma melhoria em relação às passas arquiteturas, que tinham mitigações a nível de software.

Caso não saiba, uma mitigação de hardware, não irá causar uma perda de performance tão significativa, como uma mitigação por software.

Além disto, tal e qual como as geração “Zen” e “Zen+”, a nova arquitetura é também imune às vulnerabilidades Meltdown, Foreshadow, Spectre V3a, Lazy FPU, Spoiler, bem como as novas vulnerabilidades MDS, que tantas dores de cabeça têm dado à Intel.

No lado da rival, todos os processadores Intel Core de 9ª geração, contam com mitigação a nível de micro-código (software). Para as vulnerabilidades Spectre V3, Spectre V3a, MDS e RIDL.


Arquitetura AMD Zen 2 já traz aquilo que a Intel não tem! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte