Opera GX: O primeiro ‘Browser Gaming’… Mas o que é isso!?

Opera GX

Opera GX: O que é um browser gaming? De acordo com a Opera Software, que inventou o termo, é um browser com limitadores ‘custom’ para o CPU e memória RAM! Além disso, deverá ter integração com o Twitch, e também um separador sempre aberto, focada no gaming.

Ah e claro… Iluminação vermelha por todo o lado, para dar aquele ‘vibe’ Gaming essencial!



Normalmente, quando ouvimos falar de anúncios na E3, pensamos em grandes empresas Gaming, como a Sony, Microsoft, Nintendo, EA, etc… Mas este ano tivemos uma surpresa, a Opera Software!

Portanto, na E3 2019, tivemos a Opera Software a lançar o seu novo browser. Com a ‘tagline’ “O primeiro browser gaming do mundo”.

O Opera GX, é uma versão modificada do Opera normal, com algumas funcionalidades extra, e um grande foco nos jogos

Para começar, o Opera GX permite ao utilizador definir que quantidade de memória RAM, e poder de processamento, o browser poderá utilizar. (Afinal de contas, hoje em dia, os browsers como o Google Chrome, são conhecidos por serem ‘comilões’ de memória)

Em suma, a ideia aqui, é que os utilizadores possam jogar à vontade, com o browser aberto. Algo que dá imenso jeito, a quem tem mais que um ecrã. Sem ter as desvantagens, da perda de performance.

Curiosamente, o painel de controlo do browser, até mostra os recursos que estão a ser utilizados no momento.

Opera GX

Além disto, temos ainda um separador dedicado ao gaming, denominado de ‘GX Corner’!

Aqui, poderemos não só encontrar promoções nos mais variados jogos, bem como os artigos com as notícias mais recentes, da indústria. Similarmente, também temos integração ao Twitch, com uma pequena aba, onde poderá ter acesso ao feed do portal, bem como receber notificações dos seus streams favoritos.

A interface é no fundo um ‘Dark Mode’, com um realce vermelho. Contudo, é algo que poderá mudar sem grandes dificuldades, tal e qual como no navegador normal.

Claro que além das funcionalidades extra, também temos acesso a todas as funcionalidades do Browser normal, como chat integrado, ad blocker, VPN grátis, e acesso a extensões.

Por fim, o Opera GX está já disponível, na sua versão ‘early access’! Apesar da versão normal do Opera estar disponível para Windows, macOS e Linux, o Opera GX está disponível apenas para Windows. (Não é ainda claro, se irão existir mais versões.)

Saiba mais aqui.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.