Faça isto para aproveitar ao máximo o Gmail da Google!

Hoje em dia os e-mails são algo essencial para uma vida produtiva. Ajudam-nos a comunicar, a recebermos documentação importante e muito mais.  No entanto, com tantas mensagens que recebemos no dia-a-dia é fácil perdermos o foco. Para além disso a plataforma de email mais utilizada, o Gmail, é especialmente rico em funcionalidades e distrações. No entanto, existem formas de gerir melhor tudo o que fazemos e no fundo aproveitar ao máximo o Gmail da Google. Isto vai fazer com que tudo seja mais rápido e no final perdemos menos tempo a executar as tarefas do dia-a-dia.

Faça isto para aproveitar ao máximo o Gmail da Google!

Organize os e-mails

Em primeiro lugar, pode dar um clique no ícone da estrela ou da etiqueta ao lado de qualquer e-mail para assinalá-lo como Importante. Isto irá enviá-lo para a respetiva pasta no painel lateral, ao mesmo tempo que aumenta a probabilidade de o Gmail marcar automaticamente estas mensagens como importantes no futuro.

- Advertisement -

aproveitar Gmail

Entretanto até pode criar etiquetas com cores no Gmail e arquivar os emails de uma forma lógica para ir de encontro ao que realmente necessita. Caso contrário temos uma grande misturada com alguns emails interessantes e outros com spam.

Suspender emails para aproveitar ao máximo o Gmail

Outra ferramenta que nos ajuda a dar prioridade aos emails em que temos de nos focar é o suspender. Aqueles que não forem muito importantes ou que só serão a partir de uma determinada data podem ser suspensos durante um determinado período de tempo. Quando o fazemos eles desaparecem da nossa caixa de correio e voltam a aparecer quando a suspensão acabou.

aproveitar Gmail

Personalizar a caixa de entrada

Entretanto é possível acedermos às definições rápidas para personalizar o tipo de caixa de entrada. Isto pode ajudar-nos a estarmos mais focados e a utilizarmos o Gmail com menos confusão. Dito isto podemos optar entre modos de visualização diferentes. Predefinido, Mensagens importantes primeiro, mensagens não lidas primeiro, mensagens marcadas com estrela primeiro, prioridades e várias caixas de entrada para quem tem mais do que uma conta configurada.

Alterar a densidade da caixa

Para além de tudo isto também é possível alterar a densidade da caixa. Na prática vai permitir-nos ter mais ou menos email logo no ecrã inicial. É possível optar entre três coisas diferentes.

aproveitar Gmail

Assim podemos escolher entre densidade predefinida, normal ou elevada. Se quiser ter mais emails no ecrã principal e que tudo surja mais compacto, o que contribui para uma visão mais global, escolha Elevada. Caso contrário pode deixar em predefinida ou normal.

Tamanho máximo de página

O Gmail também nos permite controlar mais coisas. Por exemplo, quantos e-mails deve listar por página. Para encontrar esta função, temos de ir a definições rápidas > Ver todas as definições > Geral e aí encontramos a opção tamanho máximo da página. As opção estão entre o 10 e o 100.

Ajustar o painel de leitura do Gmail

Outra boa ideia é ajustarmos o painel de leitura. É que deste modo quando o assunto da mensagem não é suficiente conseguimos ver logo do que se trata. Podemos colocar o painel de pré-visualização do lado direito ou então em baixo. É sem dúvida muito útil.

Pode aceder ao Gmail aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.