Como deve saber, estamos prestes a dar as boas vindas a uma total nova geração de produtos, no mundo dos computadores. Estamos a falar de novos processadores, placas gráficas, kits de memória RAM, SSDs, e claro, motherboards.
Curiosamente, vai ser um lançamento em que as duas grandes rivais deste mundo, Intel e AMD, vão lançar tudo o que têm ao mesmo tempo! (27 de Setembro)
Dito isto, apesar de muitos dos holofotes terem estado em cima dos novos Ryzen 7000 da AMD, tudo indica que a Intel também não anda a brincar na parte dos processadores. Afinal de contas, segundo um novo benchmark, o novo Core i9-13900K significa uma evolução extremamente apelativa para os entusiastas mas sérios deste mundo.
Intel Core i9-13900K impressiona em novo teste!
Portanto, o novo Intel Core i9-13900K apareceu agora no 7-Zip, demonstrando uma capacidade simplesmente brutal. Ao fim ao cabo, foi capaz de oferecer um aumento de performance de 20% e 60%, nos testes de compressão e descompressão, respetivamente, relativamente ao agora ‘velhinho’ i9-12900K.
De onde vem a performance adicional?
O novo processador topo de gama da Intel vai chegar ao mercado com um acrésimo de 8 núcleos ‘E’. Naquilo que deverá ser um pacote com 24 núcleos, e um potencial de chegar aos 5.8GHz no modo boost mais agressivo.
Assim, apesar de a arquitetura ser muito similar, o aumento de núcleos físicos, e aumento da frequência de relógio, vai significar um salto na performance muito interessante. Especialmente agora, que muitos dos programas já começaram a saber lidar com o design big.LITTLE da Intel.
Aqui é também preciso dar algum peso à memória RAM DDR5, que em 2022 está bastante mais evoluída, com kits acima dos 6000MHz a serem cada vez mais banais no mercado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Ansioso para o lançamento? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!