Apple Watch vai ter uma app store nativa! Saiba tudo!

Apple Watch

Um dos problemas do Apple Watch é a enorme dependência do iPhone. Bem, é um problema do Apple Watch e também da maioria dos smartwatches Android. Centrando-nos na aposta da Apple, desde o início que este dispositivo tem estado intrinsecamente ligado ao smartphone. Mesmo com o lançamento de uma versão com conetividade LTE, o relógio continua a estar dependente do iPhone para compras e instalações. No entanto, tudo pode mudar em breve. É que o Apple Watch vai ter uma App Store nativa!

Apple Watch vai

A Bloomberg noticiou que fontes não identificadas da Apple revelaram que estão a trabalhar numa App Store nativa para o Apple Watch. Lembramos que o método atual de aquisições envolve instalar uma aplicação no iPhone. Só assim é possível adicionar a app correspondente no relógio.

Apple Watch vai ter uma App Store! Isto faz sentido? 

De facto parece ser uma decisão interessante. Claro que aplicações como o Spotify, o WhatsApp ou o Facebook Messenger, faz sentido ter no Apple Watch e também no iPhone. No entanto, em outras que apenas necessitamos de as ter no relógio. Não faz sentido estarmos a ocupar espaço no smartphone.

Apple watchOS 4

As mesmas fontes referem que ter a loja no Apple Watch permite aos utilizadores instalarem apps sem qualquer dependência do iPhone. É semelhante ao que faz a loja Google Play no Wear OS.

Entretanto isto representa mais oportunidades para os programadores do watchOS. É que vamos começar a ter algumas alternativas nativas a apps como as da Meteorologia e afins.

Entretanto, a Apple já está a trabalhar em aplicações nativas para o relógio. São exemplo disso, novas aplicações de saúde, uma versão da app Livros para “ler” os livros a partir do Apple Watch e uma calculadora.

Entretanto, as fontes não revelaram qualquer timeline para estes lançamento. Ainda assim, faz todo o sentido que seja apresentado na Worldwide Developers Conference.

Lembramos que esta conferência mundial começa no dia 3 de Junho e termina no dia 7 do mesmo mês.