Apple não quis mas Samsung prepara novos óculos especiais

Segundo as informações mais recentes a Apple desistiu do seu projeto de smartglasses baseados em realidade aumentada, que foi considerado o próximo grande sucesso depois do iPhone. Já a Samsung entrou com um pedido de patente no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA relacionado com um dispositivo do género. O pedido de patente revela um par de óculos especiais que se ligam automaticamente quando desdobrados.

Apple não quis mas Samsung prepara novos óculos especiais

Um projetor, localizado nos óculos, ilumina um pequeno ecrã localizado na lente. Entretanto as armações são um pouco mais grossas uma vez que abrigam a eletrónica utilizada pelo dispositivo. Dito isto, pode utilizar processadores baseados em ARM.

Lembramos que há alguns anos a Samsung lançou um vídeo de um projeto chamado Monitorless, que mostrava um par de óculos inteligentes baseados em RA e que parecem muito semelhantes às ilustrações utilizadas no pedido de patente. Estes óculos ligam-se a um smartphone da Samsung via Wi-Fi. Depois esse mesmo PC liga-se a um computador através da rede móvel. Assim, era possível trabalhar ou pelo menos aceder-se aos conteúdos do ambiente de trabalho sem monitor.

óculos especiais

A Samsung mostrou estes óculos no Mobile World Congress em 2017.

Outro aspeto interessante destes óculos é que para além da realidade aumentada, funcionam também para a realidade virtual. Isto deve-se à utilização de um vidro especial que pode ficar opaco. Tudo através da simples aplicação de tensão elétrica.

https://www.youtube.com/watch?v=iOgs2Dspbm4

Apesar de já existirem alguns smartglasses no mercado, os mais famosos são sem dúvida os Google Glasses. De facto ainda são utilizados por algumas empresas.

Já na área de consumo, o produto falhou porque o dispositivo não conseguiu cumprir a promessa mostrada no vídeo divulgado pela Google quando anunciou o Project Glass em abril de 2012.

Para além disso os quase 1500 euros era um preço demasiado alto para o consumidor médio. Para além disso houve outras reações…

Os cinemas proibiram-nos com medo de que os filmes fossem gravados pela câmera dos óculos de RA, e alguns bares impediam que os clientes os utilizassem para não tirarem fotos às escondidas.

A patente da Samsung foi registrada em 2 de janeiro deste ano.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!