No que diz respeito ao mundo do streaming, o Spotify é neste momento o rei absoluto. Logo a seguir está a Apple. No entanto, o gigante da maça não é conhecido por cruzar os braços. Assim quer fazer de tudo para ultrapassar o seu maior rival. Até agora, o Spotify afirma ter mais de 100 milhões de subscritores em todo o mundo. Já o Apple Music atinge 60 milhões de utilizadores.
Apple Music atinge a marca dos 60 milhões de utilizadores
Antes disso, a Apple tinha anunciado um total de 56 milhões de utilizadores em Dezembro de 2018. Seis meses depois dessa divulgação e olhando para trás, o crescimento não parece ser muito expressivo. Afinal, a Apple continua a precisar de 40 milhões de pessoas para ser tornar o serviço de streaming mais utilizado do mundo. Ora, se o Spotify não sofrer uma grande descida nos seus números, algo que não deve acontecer, a Apple não vai conseguir roubar a coroa.
A revelação dos 60 milhões foi feita pelo responsável de serviços da Apple, Eddy Cue. De facto, ele disse que a plataforma ultrapassou os 60 milhões. Importa salientar que estes números incluem ainda os trials gratuitos, por isso não significa que todos estejam a pagar.
A Apple está constantemente a melhorar as suas Apps e os seus ecosistemas. Assim, esta empresa espera aumentar o número de clientes. Quem poderá dar uma ajuda é o iOS 13 e também a funcionalidade de sincronização de letras.
Com as baixas vendas do iPhone em 2018, a empresa baseada em Cupertino quer focar-se realmente nos serviços. O Apple Music é um dos principais serviços e se continuar a melhorar pode ser um dos abonos deste fabricante nos próximos tempos.
Entretanto o Spotify também não está parado…
A concorrência a isso obriga e como tal o Spotify está a lançar novidades praticamente todas as semanas. Pela importância, umas acabam por merecer o destaque da imprensa, enquanto outras passam mais despercebidas. A que vamos falar agora é algo muito interessante que os utilizadores deverão receber nos próximos dias.
Já falámos algumas vezes na Leak de Jane Wong, uma blogger de tecnologia que gosta de descobrir muitas novidades e vulnerabilidades de segurança no Spotify. Disto isto, ela descobriu uma caraterística que os criadores desta aplicações têm vindo a testar internamente. Na prática, a nova funcionalidade, permite aos ouvintes do Spotify ouvirem música juntos.
Segundo a Jane, a nova função deverá chamar-se Social Listening e para a utilizarmos vamos ter de possuir um código único ou uma ligação personalizada para ouvirmos música com os nossos amigos. Não deixa, de facto, de ser uma funcionalidade interessante. Já que partilhamos tanta coisa online, esta é apenas mais uma delas.
Assim que esta função estiver ativada, vai aparecer na interface principal. Para além disso há outra novidade. Quando estivermos a ouvir uma determinada música, vai-nos mostrar que amigos nossos a estão a reproduzir também.
Para já a nova funcionalidade de Social Listening só funciona para programadores. Por esse motivo não percam muito tempo à procura dela na versão estável da aplicação.
Entretanto e falando de outro pormenor parece que o Spotify decidiu ouvir os fãs do sistema operativo Android, e adicionar a funcionalidade ‘Sleep’ à sua app para esta plataforma. (Algo que já está no iOS há muito tempo)
Afinal de contas, vários utilizadores do Spotify começaram a reparar na presença do ‘Sleep Timer’, como uma das opções do menu ‘Now Playing’!
Portanto, para ativar a funcionalidade, apenas precisa de carregar nos três pontos, no canto superior direito, do ecrã ‘Now Playing’, procurar a opção, e posteriormente escolher um intervalo de tempo, para que a reprodução de música seja desligada. Poderá escolher entre 5, 10, 15, 30, 45, 60 minutos, ou até a atual música terminar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!